manu no tunel

E bem na revitalização do Porto Maravilha surgiu o AquaRio, com a imponência do maior aquário marinho da América do Sul. E a gente, numa das idas a cidade maravilhosa, fomos lá para de pertinho ver tubarões e arraias mais uma vez.

tunel

Sob o Aquário – Rio de Janeiro/RJ

O AquaRio

O Aquário Marinho do Rio de Janeiro foi inaugurado no final de outubro de 2016, e trouxe para cidade maravilhosa cerca de 5 mil animais, divididos em 350 diferentes espécies e que vivem em praticamente 5 milhões de litros água, distribuídos numa área de aproximadamente 26 mil metros quadrados. Números grandiosos fazem com que esta atração já comece com o pé direito, e junto com a arte do brasileiro do Kobra e o Museu do Amanhã não só revitalizam a área do Porto Maravilha mas como a tornam uma das atrações turísticas do Rio.

Divididos em diversos aquários menores e um enorme – que por sinal, é a grande atração do AquaRio, os animais marinhos são apresentados com todo a pompa que merecem. Divididos entre os recintos praias arenosas, costão rochosos, mar gelado, peixes de trindade, peixes do caribe, corais do Brasil, peixes do indo-pacífico, corais no indo-pacífico, oceânico, plâncton e águas vivas, os animais ali exibem aquela coloração vistosa, movimentos ágeis e um balé de impressionar.

peixes

Das cenas que a gente vê – AquaRio/RJ

peixe

Olha ele! AquaRio/RJ

tubarões e arraias

Já identificou quantos animais tem na imagem? AquaRio/RJ

Além da visita convencional é possível tanto ter uma noite no AquaRio quanto fazer flutuação por lá. Porém, estas atividades devem não só ser agendadas como pagas a parte. Eventos também acontecem no local, onde temáticas são tratadas de forma elucidativa e com objetivo de promover educação ambiental.

Durante o percurso que o visitante é levado a fazer, estão distribuídos painéis interativos, que apresentam informações sobre os animais e seus habitats. Ainda é possível criar um personagem e interagir com ele durante a visita, por estes painéis.

túnel de peixes

Um pouquinho do mundo marinho – AquaRio/RJ

Além dos aquários, também é possível observar plânctons e conchas, além do Museu do Surf by Rico, com fotos e pranchas históricas deste surfista brasileiro.

pranchas

Um pouco sobre a diversidade das pranchas de surf – AquaRio/RJ

Também há uma loja com diversas lembrancinhas, vestuário e brinquedos (próximo a saída) e uma lanchonete (logo na entrada) e duas outras estações nas quais é possível adquirir snacks e bebidas.

loja

Lojinha do AquaRio/RJ

Nossa Experiência

Fomos conhecer o AquaRio numa segunda, logo no primeiro horário. Devido a este fato, o local ainda estava com poucas pessoas, o que permitiu que em muitos ambientes pudéssemos sozinhos curtir os aquários e interagir, na medida do possível, com os animais.

peixe

O bonito! AquaRio/RJ

Devido ao filme Moana, Manu desenvolveu um carinho especial pelas Arraias. E por isso, volta e meia pegava a pequena olhando o balé destes animais.

arraia

O dançar das arraias no AquaRio/RJ

O fato de ter pouca gente também ajudou a tirar fotos dos animais em diversas ocasiões. O que não colaborou foi o fato da bateria da câmera não ter sido carregada na noite anterior, limitando assim a utilização dela e fazendo com que eu utilizasse mais o celular.

tutuba

Sobre estar abaixo de um tutuba – AquaRio/RJ

peixes

Sobre peixinhos, luz e boneca! AquaRio/RJ

peixes do fundo do mar

Do fundo do oceanos – AquaRio/RJ

lagosta

Só eu que pensei na moqueca? AquaRio/RJ

tutuba

O temido dos sete mares – AquaRio

Existe uma área do AquaRio na qual é possível encostar em alguns animais marinhos. Ali, além de lavar bem as mãos e braços, é necessário retirar pulseiras, relógios e anéis. Depois, com o apoio de monitores, somos orientados de como deve ser o toque.

toque

Momento de vencer o medo e tocar nos animais – AquaRio/RJ

Arraias no aquário de toque – AquaRio/RJ

Manu ficou levemente com medo de encostar nas arraias, mas depois perdeu o medo e ficava querendo que as arraias passassem perto dela para que pudesse novamente sentir sua pele – que se assemelha a uma espécie de veludo.

Ficamos por volta de 2 horas ali, e depois almoçamos pelas proximidades (que tem também bons restaurantes). Caso vá no final de semana, no Porto ficam vários foodtrucks que também compensam bem parar para uma refeição.

Informações Importantes

Localizado no Porto Maravilha, o acesso ao AquaRio pode ser tanto de carro (aqui digo aplicativos e taxi) quanto VLT. Na Praça Muhammad Ali, pode-se curtir um pouco os painéis antes ou depois do passeio. O horário de funcionamento é das 10 às 18 horas (sendo que a última entrada é às 17 horas), todos os dias.

A dica para a compra de ingressos é verificar previamente no site se possui algum convênio que lhe dará desconto na entrada. Outra dica é conferir sites de compra coletiva, por onde já vi promoções de ingressos também.

manu no tunel

Ela perdendo o medo do túnel – AquaRio/RJ

No mais, use sapatos e roupas confortáveis, pois durante o passeio a gente percorrer um bom trecho de caminhada.

Compartilhe: