Praia e Sol

Cumuruxatiba está localizada no município de Prado, no sul da Bahia, e é carinhosamente apelidada de Cumuru. A vila ainda possui algumas ruas de terra, o que lhe proporciona um ritmo gostoso de ver a vida passar e a torna um destino mais que recomendado para quem quer dar um tempo no ritmo agitado e poder apreciar o vai-e-vem das ondas com calma.

píer

Píer – a praia de Cumuruxatiba – Bahia

Como Chegar em Cumuruxatiba

Embora seja possível chegar em Cumuruxatiba via mar, o jeito mais viável é de carro. Partindo de Prado, são aproximadamente 30 km de estrada de chão batido, que de acordo com a via que preferir, podendo ser pelo litoral ou não, pode estar repleta de buracos que farão com que este percurso seja completado em cerca de 1 hora.

Ambas as estradas que partem de Prado e dão em Cumuru estão sinalizadas e são apontadas pelos aplicativos de mapa. A ida pelo litoral permite apreciar paisagens incríveis, falésias de tons alaranjados, areia branca e um azul encantador.

o caminho

Azuis da estrada pelo litoral – de Prado a Cumuru!

Já o outro percurso é mais curto, mas não a garantia de vencer mais rápido os quilômetros que separam Cumuruxatiba de Prado, devido aos possíveis buracos que podem ter.

Embora não seja necessário carro 4×4 para percorrer esta distância, não recomendamos aqui carros muito baixos. E outra dica é não deixar os pneus extremamente cheios. Além, é claro, de muita atenção no percurso.

Um pouco da história de Cumuruxatiba

Devido a maré rasante que acontece no vilarejo, os índios pataxós batizaram assim Cumuruxatiba, que significa este fenômeno em seu idioma. Na maré baixa, tal fenômeno permite a andar um bom bocado mar a dentro sem que a água não passe do joelhos, deixando o cenário surreal.

praia

Sobre o mar na maré baixa e o andar que não passa dos joelhos!

E assim que a vila recebeu energia elétrica logo despontou-se para o turismo. Atualmente sua população não passa dos 5 mil habitantes e além da dedicação a pesca, hoje o turismo desponta como fonte de renda.

O que fazer em Cumuru

Banhar-se no mar é a principal atração de Cumuruxatiba. Mas andar pela vila, tomar um bom café ou ver o nascer o pôr do sol do seus pontos estratégicos também são opções a serem consideradas.

A principal praia da vila é a Píer de Cumuruxatiba, localizada no centro. Ali, a dica é aproveitar para andar pela extensa faixa de areia que forma na maré baixa, alugar um caiaque ou standup para ir até os corais e curtir o cenário de paraíso bucólico que é proporcionado. Neste momento, os primeiros metros de água a dentro a gente percebe que o pé pisa na lama e a água perde a sua transparência. Não tenha receio, são as partículas mais fininhas que aproveitam esse momento para descansarem no fundo da praia e contribuir para a diversidade de espécies que nadando um pouquinho mar a dentro a gente já vê.

Praia e Sol

Praia do Centro – Cumuruxatiba – Prado/BA

O cenário da praia do Píer na maré baixa muda se compararmos ele de manhã, com famílias e muitas crianças brincando tranquilamente por sua praia, com o cenário a tarde, onde os barcos de pescadores já voltaram do mar. E a parte boa, é que em ambos os momentos suas águas mornas fazem a gente relaxar no primeiro mergulho.

pôr do sol

O pôr do sol em Cumuruxatiba – Bahia

Nesta praia estão localizados diversos restaurantes, que estrategicamente colorem as areias com suas cadeiras e tendas, proporcionando lugares além de muito fotogênicos, aconchegantes. Sentar numa destas mesas para curtir o dia na praia é uma das boas alternativas que Cumuruxatiba proporciona.

espreguiçadeiras

Sobre as formas de apreciar o mar em Cumuru!

praia

A praia de Cumuru e suas espreguiçadeiras

Praia

O visu de Cumuru!

praia

E nada melhor do que ter a vista para a praia e poder apreciar uma boa gastronomia na sombra e com água fresca! Cumuruxatiba – Bahia

Além da Praia do Píer, outras são as praias próximas ao vilarejo. As mais conhecidas são as do Cahy (segundo histórias, onde a caravana de Pedro Álvares Cabral pisou em solo brasileiro) e Jarapa Grande. No deslocamento de Prado a Cumuru, algumas outras praias são também observadas no caminho. Outra praia famosa e buscada estando em Cumuruxatiba é Corumbau, que a gente conta em outra ocasião.

Quanto ir

Devido aos seus 30°C praticamente constantes durante todo o ano, difícil é opinar quando não ir a Cumuruxatiba. Mesmo nas datas mais concorridas, como final de ano e carnaval, a vila preserva o clima bucólico.

praia

Sobre ver a praia do mar! Cumuruxatiba – Bahia

Nos feriados e meses de férias, as pousadas ficas cheias e os restaurantes abertos, com suas espreguiçadeiras e sombrinhas chamando nas areais da praia. Mas não precisa chegar tão cedo para ter um lugar a sombra.

Para quem quer o paraíso praticamente só para si, fora da alta temporada as chances aumentam, e nestes casos vale lembrar que nem todas as opções estarão abertas em Cumuru.

praia

Sobre os tons de azul do mar de Cumuru

Nossa percepção de Cumuruxatiba

Cumuruxatiba foi nossa opção para o carnaval. Para ir, optamos pela estrada pelo litoral a partir de Prado/BA, e a surpresa não poderia ser melhor. Algumas foram as praias que íamos avistando no caminho, e a vontade era sempre de parar em todas. Mas nos seguramos e paramos apenas para ver uma turma que saltava de parapente nas falésias próximas a Cumuru.

Tivemos quatro dias em Cumuruxatiba, e exceto pelo passeio em Corumbau (que ainda virará um post), ficamos todos os dias na Praia do Píer.

Estávamos precisando de descansar, e poder chegar cedo a praia, sentar num dos seus restaurantes e ali ficar até o meio da tarde nos proporcionou os momentos que precisávamos.

Engana-se quem acha que os dias eram parecidos. Num, alugávamos caiaque e nadávamos até os corais que formam na maré baixa. Noutro, deixávamos ficar nas espreguiçadeiras, arrumávamos um guarda-sol para Manu brincar na água e provávamos outro prato da culinária local.

praia

Cumuru na maré baixa – Bahia

Praia

Cumuruxatiba na maré alta

Manu

Manu e suas peripécias em Cumuru

píer e caiaque

E de caiaque, fomos até o píer! Praia do Píer – Cumuruxatiba – Bahia

Manu

O pós-almoço da pequena na praia!

Em alguns dias, íamos para o café fechar a tarde com uma dose gelada de cafeína. Noutros, curtir a piscina da pousada que escolhemos para estadia. Ainda teve aquele que fomos apreciar o sol se pôr do alto de Cumuru.

mirante

Mirante – Cumuru pelo alto

Na volta, optamos por nos deslocar até Prado pela outra estrada, e o tempo foi praticamente o mesmo. A vantagem aqui foi que na noite anterior havia chovido, e aí ficamos com receio de usar a estrada do litoral, que é mais raiz.

Confesso que voltar a Cumuruxatiba está nos planos de um futuro próximo. Mas a vontade de conhecer outros destinos ali pertinho faz a dúvida de uma parada em Cumuru ser ou não atrativa.

Informações importantes

→ De acordo com informações de locais, em Cumuru é praticamente verão, temperatura na casa dos 30°C o ano todo. Então, todo mês é mês bom para curtir as praias da vila.

→Na maré baixa, é possível andar muito mar a dentro e também, deixar as crianças brincarem tranquilamente nas águas. Mas o fundo fica lamoso, o que não agrada a todos. Já na maré alta, o mar vem para a areia, e a parte rasa fica limitadissíma. Então, olhe a tábua de marés e vá já pensando no ambiente que encontrará!

→ Fora da temporada de verão e férias, os restaurantes não ficam todos abertos. Sempre terá ao menos uma opção para almoçar/jantar, mas é bom ir preparado para talvez não ter como ir naquele que escolheu com antecedência.

Caiaque

Um passeio de caiaque em Cumuruxatiba – Bahia

 

Querendo montar uma roadtrip pelo sul da Bahia? Que tal conferir nosso post de Costa Dourada.

Compartilhe: