Que o sol brilha forte e aquece as temperaturas na maior parte do Brasil não é novidade para ninguém, e que o que não falta neste país ‘abençoado por Deus e bonito por natureza’ são lugares para aproveitar a estação mais quente do ano. Pensando nisso, resolvemos elencar três destinos para aproveitar o verão no Brasil sem perder a pose, que tal conferir?

Natal e arredores

Além de possuir muitos atrativos, é possível realizar diversos passeios bate-volta a partir de Natal, tornando este um ótimo destino para curtir o verão. E sobre os passeios, varia de banho em lagoas as águas mornas do mar potiguar, com diversos graus de aventuras, podendo se encaixar a praticamente todos os tipos de turismo.
Estivemos em Natal quando Manu ainda não tinha nem um ano de idade, e foi o primeiro destino para curtir o verão que a pequena conheceu. E nem a idade dela ou muito menos uma gastroenterite que a pequena pegou dias antes da viagem tornou a viagem blasé. Chegamos em Natal sem planejar praticamente nada (como é possível conferir aqui) mas conseguimos curtir bastante os dias por lá. 
Um primeiros passeios que fizemos e nos surpreendeu positivamente foi o Terra Molhada. Neste destino, é possível conhecer as lagoas da região se locomovendo com quadriciclos. O percurso feito passou pelas lagoas de Alcaçus, Amarela e da Juventude – com parada para um refrescante banho nessa última. Embora o passeio tenha ares de aventura, o percurso e a velocidade desenvolvida pela equipe são tranquilos, sendo possível até para quem não tem o espírito aventureiro.

Lagoa da Juventude com Terra Molhada – Natal – RN

Maracajaú foi outro destino mais que especial que conhecemos. Fizemos a dobradinha Punau e Parrachos de Maracajaú saindo com transporte direto do hotel, com direito a flutuação e passeio de lancha até os parrachos. O percurso de Natal até a primeira parada durou cerca de 1 hora, e em mais uns 30 minutos já estávamos na beira da praia aguardando para ir aos parrachos. A dica aqui é buscar as menores marés do mês, para pegar aquele mar piscina e aproveitar bastante o tempo em alto mar. 

Piscinas dos Parrachos de Maracajaú

E já que estas em Natal, porque não dar um pulo em Pirangi do Norte para conhecer o maior cajueiro do mundo? Não é necessário destinar um período todo para a atração, mas se considerar que irá querer subir no mirante para ver o cajueiro de cima e ainda percorrer um pouco das trilhas sobre suas sombras, reserve ao menos uns 60 minutos para aproveitar com calma esta belezura da natureza.

No Maior Cajueiro do Mundo – Pirangi do Norte – RN

Pipa é aquele paraíso ali do lado, então a dica e destinar ao menos uma noite para aproveitar bem esse balneário. As prais são lindas, e mesmo a praia do centro já encanta com suas alterações durante as marés. Em Pipa, uma das grandes atrações são os passeios de barco para o avistamento de golfinhos, que encontram ali o ambiente ideal. Aproveite as vida noturna de Pipa, suas ruelas escondem deliciosos restaurantes! 

Piscininha em Pipa – Tibau do Sul – RN
Mais da Praia Central de Pipa – Tibau do Sul – RN

Serra do Cipó

Se você gosta de cachoeiras, conhecer novos lugares e se surpreender com a natureza, esse lugar cabe direitinho como destino de verão. A Serra do Cipó é um daqueles lugares que durante o dia a dica é curtir a natureza e a noite, andar por suas ruas para ver o movimento da vila e comer bem.
As atrações possíveis da Serra do Cipó num cabem num post, mas se puder indicar um lugar imperdível é o Parque Nacional da Serra do Cipó. Caso tenha tempo, pode tranquilamente destinar dois dias para conhecer mais do parque e se aventurar por suas trilhas. Mas caso o tempo não seja seu maior aliado, destine ao menos um dia para percorrer as trilhas até o Cânion das Bandeirinhas e a Cachoeira da Farofa (isso dá mais ou menos 26 quilômetros – que podem ser percorridos de bike).

Cânion das Bandeirinhas – Serra do Cipó – Santana do Riacho – MG

 

Cachoeira da Farofa – Parque Nacional Serra do Cipó – Santana do Riacho – MG

Outras tantas são as cachoeiras localizadas em propriedades particulares, que por sua vez cobram uma taxa para entrar e aproveitar das beneficies da propriedade. Escolher apenas uma é uma tarefa difícil, mas aconselho e considerar fortemente a Estação Eco-Turística Serra Morena. Na estação, duas são as quedas d’água – e ambas com poços para banho. As trilhas para alcançar as cachoeiras são curtas, mas com um certo grau de dificuldade – o que exige um pouco de atenção. Embora na estação tenha restaurante, é permitido levar mantimentos e bebidas para perto das cachoeiras. No complexo é possível contar com guarda-vidas nas áreas das cachoeiras, aconselhando os banhistas sobre as áreas onde a atenção deve ser redobrada.

Estação Eco-Turística Serra Morena – Serra do Cipó – Santana do Riacho – MG

 

Serra Morena – Serra do Cipó – Santana do Riacho – MG


Costa Dourada – Mucuri

Costa Dourada é um daqueles recantos da Bahia que ainda tem um segredo no ar, praias de águas mornas e falésias que vão mudando de cor de acordo com o dia. Difícil chegar nessa praia e não querer uma espreguiçadeira para deitar e aproveitar a calma do lugar. Balneário ainda não muito explorado turisticamente, é possível chegar em pleno verão e ver restaurantes fechado em dia de semana. Mas quem sabe não é melhor assim, e preservar a calma deste lugar?

Costa Dourada – Mucuri – BA

Caso se canse de banho de mar, é possível também se banhar com as águas do estuário, que de maneira mansa chega e praia e às vezes até faz um charme para tal. A dica aqui é andar pela praia aproveitando suas belezas e paisagens cênicas. 

E o estuário tentando chegar ao mar em Costa Dourada – Muruci – BA

Instigada por uma enquete na qual a votação era o tema para uma blogagem coletiva, me coloquei a escrever este post buscando aqueles destinos para aproveitar o verão que eu voltaria com muito gosto e que não precisou de um planejamento homérico. Nos destinos listados, muitos dos passeios foram fechados na hora e proporcionaram momentos de muito prazer. E teve mais gente que também resolveu escrever sob suas perspectivas, e é possível conferir seus posts nos links abaixo:


Destinos por onde andei … – Visitar Cozumel, um sonho realizado!
3 Gerações e 1 Mala – Férias de Verão: Barra de Ibiraquera
Diário de Turista – Viagem com cachorro: Hospedagem pet friendly em Angra dos Reis (RJ)
E aí, já escolheu seu destino para aproveitar o verão?
Compartilhe: