O passeio pelo Parque Epopeia Italiana é aprender sobre a imigração italiana e como ela influenciou a economia e costumes da Serra Gaúcha de forma divertida.

Nele, com um toque de espetáculo teatral e muita projeções de imagens e sons somos transportados para uma realidade distante para nós, podendo assim vivenciar e ter uma noção do que foram os primeiros anos da imigração.

Manu decorando o Epopeia

Pequena dando o ar da graça no Parque Epopeia – Bento Gonçalves/RS

O Parque Epopeia Italiana

Os ingressos para o Parque Cultural Epopeia Italiana foram adquiridos juntamente com os ingressos para o passeio do Trem Maria Fumaça, e seguindo as orientações da atendente, a entrada foi marcada para após o passeio de trem. Mas caso seja de  interesse, eles também são vendidos separadamente.

O espetáculo começou pontualmente, e a primeira parte somos direcionados a uma sala onde algumas instruções são passadas. Dentre elas, o aviso que o espetáculo não pode ser filmado e nem fotografado. E por isso, espero que possa agora com minhas palavras tentar descrever o mesmo.

Entrada do Parque

Entrada do Parque Cultural Epopeia Italiana

entrada

Entrada para a atração – esperando o horário! Parque Epopeia Italiana – Bento Gonçalves/RS

Num primeiro momento, somos convidados a sentar em bancos de madeira num ambiente a meia luz, onde em um telão são projetadas imagens e propagandas que eram feitas na Itália sobre o Brasil e a bonança que esta nova terra traria aos que nela colocassem seus esforços. Também é apresentado a crise pela qual a Itália estava passando.

Todo o enredo é conduzido por uma ragazza, que sai da tela para guiar-nos pela viagem até o Brasil e leva-nos a outro ambiente. Este, que por sua vez remonta como eram os porões dos navios que boa parte dos imigrante italianos pegaram rumo ao Novo Mundo. Após a chegada ao Brasil, as dificuldades encontradas, como a mata fechada e busca por estar em proximidade da água são também apresentadas, fazendo com que seja percorrido um caminho no qual os cenários vão sendo descobertos.

Por fim, chegamos a vila que remonta a casa dos imigrantes e seu estilo de vida é remontado, com a alegria e desafios por eles enfrentados.

Toda a troca o percurso no qual percorremos os cenários é guiada e imagens são projetadas, para fazer com que o ambiente remonte a dificuldade e realidade que os italianos passaram para chegar e prosperar no Brasil.

Por fim, é aberta a parte de degustação de vinhos e alguns biscoitos (típicos das famílias italianas) são oferecidos aos turistas, que nesta última parte podem também tirar fotos e visitar a loja de lembranças do Parque Epopeia Italiana.

Um brinde a diversidade cultural deste Brasil!

Biscoitinhos servidos no final da apresentação cultural – Parque Epopeia Italiana – Bento Gonçalves/RS

Loja do Parque

Um pouco da loja do Parque Cultural Epopeia Italiana – Bento Gonçalves/RS

Nossa Percepção

Diferente do que imaginava, o Parque Epopeia Italiana é mais do que ver objetos e conhecer detalhes da imigração italiana no Sul do Brasil. O que acontece ali é que participamos de uma apresentação que tinha como intuito remontar como de fato tal imigração se deu, de forma que no percorrer os ambientes uma empatia vai aparecendo e os desafios passam a ser melhor entendidos.

O fato de não permitir filmar e/ou fotografar faz com que a gente preste atenção no que ali é apresentado, sem distrações – outro fator muito bacana. E os vinhos e sucos no final dá um ar de descontração a história, além de deixar com que o turista interaja um pouco com o último cenário.

Um pouco do cenário do Parque Epopeia Italiana – Bento Gonçalves/RS

Ter assistido a apresentação após o passeio de Maria Fumaça foi bem bacana, pois como havíamos deixado o carro próximo ao Parque Epopeia Italiana, e fechamos assim com chave de outro o dia. Para esta apresentação, reserve ao menos 1h30 e a dica é ir ao banheiro e beber água antes (visto que perder partes do roteiro para ir ao banheiro não deve ser legal).

Informações Adicionais sobre o Parque Epopeia Italiana

O Parque funciona diariamente, das 8h às 17h45. O preço dos ingressos variam de acordo com a temporada (alta e baixa), podendo ser comprados de forma antecipada. Comprando junto com o passeio de Trem Maria Fumaça saem em um bom custo benefício.

Compartilhe: