Roteiro Gramado e Canela

Gramado e Canela são dois destinos muito desejados por parte dos brasileiros. E toda a fama não é atoa, visto o investimento das cidades em paisagismo e atrações oferecidas para entreter o turista. E pensando na nossa experiência por estas cidades, apresentaremos aqui um roteiro de 3 dias por estas cidades, curtindo um pouco do  melhor de cada uma delas.

Roteiro Gramado e Canela

Lago Negro e seus pedalinhos – Gramado/RS

Primeiro Dia: Conhecendo Gramado

Opções turísticas não faltam em Gramado. São diversos locais com exposições que variam de pontos turísticos em escala reduzida (e também feitos com chocolate) até aqueles que só de sentar e apreciar o cenário já acalenta o coração. Isso sem mencionar os cenários e locais estrategicamente pensamos em gerar muitas fotos para compartilhamento nas redes sociais – que independem da época do ano que estiver na cidade.

Lago Negro – Para começar o tour em Gramado com o pé direito

A nossa sugestão é que assim que chegue na cidade, vá conhecer o Lago Negro. Além de ser uma das atrações mais marcantes de Gramado, gratuita e também cartão postal do município, conhecer o lago fará com que possa acalmar os batimentos cardíacos, esticar um pouco as pernas andando pelas suas margens ou, e porque não, pedalando pelo lago.

Roteiro Gramado e Canela

Lago Negro – Gramado/ES

Independente da época do ano, esse será um dos passeios unânimes em Gramado. É até difícil dizer qual o melhor horário para conhecer o lago, visto que de acordo com a posição do sol e seu objetivo, terás cenários diferentes. Mas, como a gente tem preferência por sol mais ameno, fica a sugestão de ir pela manhã ou final da tarde.

Roteiro Gramado e Canela

Preparados para o passeio no Lago Negro

Roteiro Gramado e Canela

Adivinhem em qual barquinho resolvemos passear pelo Lago Negro em Gramado?

Fechando o dia pela Borges de Medeiros

Se tens uma avenida que vais passar em Gramado, é a Borges de Medeiros. Por ali, de acordo com a altura que estiver, é possível passar Praça das Etnias, Palácio dos Festivais, Rua Coberta (onde diversos restaurantes aguçam nosso apetite), a Matriz de Gramado (Paróquia de São Pedro) e aos fundos, a Fonte de Amor Eterno.

Roteiro Gramado e Canela

Palácio dos Festivais

Roteiro Gramado e Canela

O famoso Kikito, do Festival de Cinema de Gramado.

Roteiro Gramado e Canela

Eis a Fonte do Amor – ao lado da Matriz de Gramado, na rua Borges de Medeiros

E não poderia deixar de colocar aqui as lojas de chocolates, como A Fantástica Casa de Chocolates Florybal, Chocolates Caracol, o Mundo de Chocolate Lugano (que tem as exposições e também o IceBar Borel), a Chocolate Gramadense e tantas outras.

Roteiro Gramado e Canela

Entrada do Mundo de Chocolate

 

Roteiro Gramado e Canela

Esculturas de Chocolates – Mundo de Chocolate

Roteiro Gramado e Canela

Taj Mahal de Chocolate – Mundo de Chocolates

Roteiro Gramado e Canela

Ela não tava muito feliz nesse primeiro momento! Rs

Roteiro Gramado e Canela

Parece Casa de Boneca, mas é parte da decoração Chocolates Caracol, da Avenida Borges de Medeiros

Acredito que mesmo que de forma bem resumida, deu para entender o porque a Borges de Medeiros estará na sua rota. Mas em caso de dúvida, pode conferir como ela é no Gramado Blog.

Segundo Dia: Os Parques de Canela

Enquanto Gramado reserva aquela beleza de cidade cenográfica, onde cada jardim e decoração de rua foi pensada, Canela guarda muito verde e a famosa Cascata do Caracol. E se você tem aquela vontade de apreciar a Cascata de mais de um ângulo, saibas que também é possível. Isso sem contar na Matriz de Canela e seu centro, que também cabem bem numa visita!

E saindo de Gramado para Canela, não se avexe e pare para ao menos uma foto na fachada do Mundo a Vapor. A atração faz uma viagem ao tempo, remontando cenário da época em que o transporte de Maria Fumaça era o principal, e caso tenha interesse no tema, entrar também é uma boa pedida.

Roteiro Gramado e Canela

A força de uma criança! Mundo a Vapor, Canela/ES

Dali, prossiga a viagem para Canela. A dica aqui é usar calçado confortável, observado as atrações que iremos sugerir.

O Parque Estadual do Caracol

Talvez pelo verde, ou pelo nosso pé no mato, a gente coloca como parte do roteiro do segundo dia um turno (ao menos) no Parque Estadual do Caracol. Conhecido pela Cascata do Caracol, esse parque guarda muito mais do que o mirante para essa cachoeira.

Roteiro Gramado e Canela

Cascata do Caracol vista do Parque Estadual do Caracol

As trilhas do parque levam os visitantes a percorrer por fragmentos florestais trechos próximos ao arroio que forma a Cascata do Caracol, e desfrutas de paisagens de tirar o fôlego. Muitas araucárias também são observadas no Parque, compondo a sua paisagem. Também não dá para esquecer das hortênsias, que dependendo da época, estarão exuberantes.

Roteiro Gramado e Canela

Um dos Mirantes do Parque Estadual do Caracol – Canela/RS

Roteiro Gramado e Canela

No Observatório do Parque Estadual do Caracol – tentando uma foto com a cachoeira

Roteiro Gramado e Canela

Sobre as hortênsias de janeiro na região – Parque Estadual do Caracol

A dica para aproveitar bem o parque é carregar consigo alguns itens e tirar uma horinha para fazer um piquenique sob as sombras das araucárias. Mas caso não esteja com a vibe de carregar nada, ali também tem lanchonete e restaurante.

Roteiro Gramado e Canela

Cascata do Caracol, vista do Observatório do Parque Estadual do Caracol, em Canela/RS

A entrada no Parque Estadual do Caracol custa R$20,00 por adulto (inteira), sendo meia para doadores de sangue. No valor da entrada, está incluso o estacionamento. Outras atrações, como o observatório e o Sonho Vivo, são pagas a parte.

Bondinhos Parque da Serra

Para quem quer ver a Cascata do Caracol e ainda curtir um passeio de Bondinho, além de visualizar pelos mirantes possíveis a Cascata, a nossa sugestão é fazer a dobradinha do Parque Estadual com os Bondinhos.

Roteiro Gramado e Canela

A Cascata do Caracol vista do Parque da Serra, em Canela/RS

E embora o chamariz dos dois parques seja a Cascata do Caracol, acredite, são passeios diferentes. Aqui, passear pelos Bondinhos tendo como vista a Cascata é a principal atração, mas também se conhece o Espaço Esculturas que Falam, além de andar de tirolesa (Eagle, paga a parte).

Roteiro Gramado e Canela

Os tais bondinhos do Parque da Serra – de onde é possível avistar a Cachoeira do Caracol de diversos ponto

Roteiro Gramado e Canela

Um pouco do Espaço Esculturas que Falam – Parque da Serra

A entrada aqui custa R$42,00, tendo a meia para crianças entre 6 e 12 anos e adultos acima de 6 anos. Para menores de 5 anos, a entrada é gratuita.

Mais de Canela

Como a gente depois dos Parques fomos ainda desfrutar do Vale dos Dinossauros de Canela, não chegamos a conhecer o centro e a Matriz de Pedra. E por isso, indicamos que no final da tarde/início da noite, aproveite que já estará perto para conhecer a Catedral e também andar um pouco pelas suas redondezas. O blog Esse Mundo é Nosso conta um pouco o que podes esperar.

Snowland e o terceiro dia em Gramado

Embora Gramado e Canela tenham muitas outras atrações, para quem vem de destinos mais quentes, aproveitar que está em Gramado para conhecer Snowland é uma ótima opção. Mas de cara a gente já reforça que lá é frio, e para curtir o parque a contento é importante se preparar para tal, como a gente contou no post exclusivo de lá, que podes conferir AQUI.

Snowland

Vista do Complexo de atrações super geladas (-5ºC) de Snowland

E como o Parque abre tarde (10 hs) e tem atrações para ficar tranquilamente até a tarde, além de ter área com restaurantes e outras mais quentinhas, fora o fato de que ficar na neve cansa, a gente sugere destinar um dia inteiro aqui. Mas reforçando – vá preparado para brincar na neve, com roupas quentes e confortáveis!

Snowland

O Castelinho – atração infantil do Snowland na Montanha de Neve

Snowland

A pista de Snowboard e Sky em Snowland

snowland

Patinação Artística em Snowland – Gramado

Deu vontade de ler mais sobre Gramado e Canela para fechar o roteiro do seu jeito? A gente também tem outras dicas neste post aqui e contamos a nossa experiência de onde ficar aqui. Confira também nossa dica de hospedagem em Gramado e nossa experiência AQUI.

Compartilhe: