
A Igreja dos Reis Magos e a Vila das Artes, no litoral do município da Serra, guardam bem mais que uma vista para o mar. História e muito trabalho artístico podem ser observados nestes destinos, que cabem muito bem num dia de passeio pelo município de Serra.

A Igreja dos Reis Magos e suas palmeiras
Que a região da Grande Vitória tem atrações para vários bate-volta não é segredo. Podemos escolher um município e ali passar o dia curtindo atrações que vão desde muita praia e sol a montanhas e friozinho. Tudo depende do que está buscando e como estará o tempo naquele dia. E pensando nisso, vamos aos poucos divulgando roteiros de 1 dia, que caberão muito bem para passeios bate-volta partindo da região metropolitana.

Os detalhes até no piso – Casa de Pedra
Para começar, nada melhor que o visual e história da Igreja dos Reis Magos, em Nova Almeida, e o reduto dos artistas de Serra, na Vila das Artes.
A Igreja dos Reis Magos
Tombada no Livro das Belas Artes e Livro Histórico em 1943, o conjunto arquitetônico de Reis Magos foi construído, entre os anos de 1580 e 1615, com o auxílio dos índios tupiniquins. O conjunto de Reis Magos é constituído pela Igreja e Residência, localizado atualmente no distrito de Nova Almeida, em Serra.
A construção foi incentivada, de acordo cm registros do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), pelas determinações de reduzir o número de aldeias indígenas na Bahia. Assim, Reis Magos originou-se por ocasião do deslocamento de aldeias ao norte (nas proximidades de Santa Cruz), para o topo da formação existente à foz do rio Piraqueaçu. Com a expulsão dos padres jesuítas, a fortificação passou a ser utilizada para fins religiosos.

Fachada do Conjunto Arquitetônico de Reis Magos – Nova Almeida

Parte de trás do Conjunto Arquitetônico de Reis Magos
Após restaurações, foram encontradas ossadas enterradas no pátio do conjunto. Atualmente, o sítio arqueológico está conservado e mantido no local.

Um pouco do pátio interno da Residência dos Reis Magos

Utilização das salas para exposições fotográficas da região – Reis Magos

Sobre as vistas das janelas da residência dos Reis Magos
A Igreja também guarda suas belezas. Seu altar, todo trabalhado em madeira, guarda homenagens aos Reis Magos, em um quadro que é considerado uma das primeiras pinturas a óleo no Brasil.

Vista para a Igreja – com o altar ao fundo

O altar da Igreja dos Reis Magos – Nova Almeida

Homenagem aos Reis Magos em óleo
Atualmente, o conjunto dos Reis Magos é considerado um dos melhores exemplares de arquitetura jesuítica no Brasil, devido ao fato de ter sofrido poucas interferências com o passar dos séculos.
Até os dias atuais a vista que o conjunto proporciona impressionam. Suas janelas com vista tanto para o mar quanto para o estuário transmite uma sensação deliciosa de paz e liberdade. E para quem quiser explorar um pouco mais, ainda é possível apreciar a vista do mirante.

Sobre as vistas – essa, para o mar
A Igreja está aberta para a visitação de terça a domingo, das 9 às 17 horas, observando que devido a feriados e festividades ela pode estar fechada, recomendando assim ligar para o telefone (27) 3253-1842 e confirmar se a mesma encontra-se aberta a visitação. Nossa primeira experiência lá, com Manu piquitita, pode ser conferida AQUI.
Vila das Artes
Depois de passar parte da manhã na Igreja dos Reis Magos, a dica aqui é aproveitar a parte da tarde para conhecer o trabalho dos artesãos da Vila das Artes, localizada na Grande Jacaraípe – e a caminho de Vitória, para quem vem de Nova Almeida.
E como o próprio nome já sugere, ali é possível encontrar uma sério de artistas que de forma acolhedora apresentam seus trabalhos, que podem varias de esculturas a bordados.

A entrada da Casa de Pedra – Vila das Artes
Um dos mais antigos, e por que não, entusiastas com a Vila é o Neuso, responsável pela Casa de Pedra. O local, construído ‘pedra-a-pedra’, com material muitas vezes não valorizados, ganha o corpo de uma casa, onde estão abrigadas as esculturas e trabalhos do Neuso. A entrada na Casa de Pedra custa R$3,00, e ali também é possível adquirir as peças do Neuso.

Se olhar bem, vai encontrar um homem nesta fachada.

Um pouco das esculturas de Neuso – Casa de Pedra
E andando poucos passos dali, é possível se encantar com as pinturas do Atelier Arte de Viver, ou com as peças do Espaço Ecoternura. Vá com o tempo, para também conhecer outros artistas, os trabalhos da Cerâmica da Vila e do Chandelier. As impressões da nossa primeira vez na Vila das Artes está NESTE POST, e aqui a gente compartilha o post do Blog Destinões, com mais detalhes dos artistas.

Espaço
Onde Comer com esse Roteiro
Para nos direcionar quando a questão é comida, usamos muito o TripAdvisor. E para a região, nada melhor do que pegar as dicas quente com quem conhece a região. E daí, indico a leitura do post do Capixaba na Estrada com dicas ótimas de onde comer na Serra. Das dicas que estão no post sugerido, recomendo o Dona Nete e também a Cabana do Luiz. Os outros, ainda não conheço.
Então a nossa sugestão é: pela manhã, seguir para a Igreja de Reis Magos. Fazer aquela pausa boa para o almoço, e a tarde, ir para a Vila das Artes. E caso almoce por Nova Almeida, lembre de tomar um picolé de Itu ou se deliciar com o melhor quindim que você vai provar.
Estas velhas construções contam a história de nosso país e fico muito feliz quando encontro estes exemplares conservados como a Igreja dos Reis Magos. A Vila das Artes é uma lindeza e arte faz bem à nossa alma, ainda mais quando é nossa, resultado do que somos!
Conheço pouco do Espírito Santo e percebo que o estado tem muita coisa interessante a oferecer a seus visitantes.
Tenho o costume de dizer que o Espírito Santo ainda não aprendeu a se vender – mas a fazer e entregar atrações turísticas, isso ele faz de natureza!
Adorei sua dica sobre o que fazer em Serra.
Há tempos que esboço um roteiro pelo Espírito Santo e não consigo tirar do papel.
Apesar de ter incluído Serra no itinerário, não tinha considerado visitar a Igreja dos Reis Magos e a Vila das Artes. Vou aproveitar para incluir mais estas atrações! =)
Torcendo para fazer essa trip quando a pandemia passar!
Abraço
Que bom ler isso! Tomara que possa vir logo!
Me apaixonei pela Igreja dos Reis Magos através de seu relato e suas fotos! Vou colocar no meu roteiro sem dúvidas quando puder viajar para la. Obrigada pelas dicas
Aí que bom! A vista que as janelas e o mirante da Igreja proporciona são incríveis!
Muito fofa a Igreja dos Reis Magos, nunca estive no Espirito Santo, mas tenho vontade de conhecer.
Essa Igreja é linda – e tem uma vista de tirar o fôlego!
o espírito santo tem tanta coisa bonita né! eu visitei apenas algumas cidades e ja deu pra sentir um gostinho de quero mais. Serra parece uma ótima opção e acho legal como exploram o turismo religioso no estado
Verdade! Aqui a parte do turismo religioso é forte – principalmente pelo Convento da Penha. Mas acho que ainda não sabemos explorar – ou divulgar – como merece!