Se estará a passeio em Belo Horizonte e gosta de um lugar que reúne cultura popular, produtos locais e achadinhos mais que especiais, não deixe de visitar o Mercado Central. Com mais de 400 lojas, uma das tarefas mais difíceis de cumprir visitando o local é sair sem comprar nada e provar um pedaço de queijo.
Queijos do Mercado Central – Belo Horizonte/MG

O Mercado Central está completando seus 90 anos, e consegue se renovar a cada década de vida. Atualmente o local é um dos destinos certos para quem quer aproveitar para comprar um bom queijo canastra – ou outros tantos que só as terras de Minas podem propiciar. Ali também se destacam as cores dos temperos e pimentas mineiras, as geleias feitas ainda de forma artesanal e muito artesanato. 
Das lojas do Mercado Central – Belo Horizonte/MG
A visita ao mercado pode ser guiada, como conta o blog Mineiros na Estrada, ou por conta própria. Das vezes que fui, sempre foram por conta própria – embora tenho muita vontade de fazer a guiada e descobrir mais deste mundo que é o Mercado.
A dica aqui é chegar por volta das 10 horas, para poder andar calmamente pelos corredores do mercado. Vá de peito aberto para provar novos sabores – pois tenha certeza que irá encontrar pelos corredores do mercado. Prove os queijos e geleias que muitos dos vendedores oferecem querendo chamar os clientes para as suas lojas – mas não compre nada de cara. Ande pelo Mercado e tente memorizar o que mais gostou para andar o máximo de tempo com as mães livres para explorar tudo que o local oferece.
E aí, resiste a uma prova? Mercado Central – Belo Horizonte/MG

 

Temperos – Mercado Central – Belo Horizonte/MG

 

Aproveite para comprar castanhas no Mercado Central – Belo Horizonte/MG
Um pouco das cores de Minas no Mercado Central – Belo Horizonte/MG

Almoço no Mercado Central

Muitos são os locais para se apreciar uma boa comida no mercado, e porque não aproveitar para fazer essa refeição por ali?
Das vezes que fui a pedida foi o Restaurante Casa Cheia (que também tem na Savassi). O figado com jiló é um dos pratos que tem muita saída na casa, mas não deixe de experimentar o Mexidoido Chapado e outra releituras da culinária mineira, como o Porconóbis de Sabugosa. Os pratos são bem servidos, e com uma entrada é possível duas pessoas dividir um prato da casa. Ainda tem alguns outros petiscos no quilo.
Casa Cheia – Mercado Central 
Dadinho de Tapioca: 💗 – Casa Cheia – Mercado Central – Belo Horizonte/MG
Almondegas Exóticas – Mercado Central – Belo Horizonte/MG

 

O famoso Mexidoido Chapado – Casa Cheia – Mercado Central – Belo Horizonte/MG
Doce de leite com queijo: 😍 – Mercado Central – Belo Horizonte/MG
Geralmente a fila do restaurante é considerável, e aqui a dica é almoçar por volta das 11:50 ou depois das 13:30

Mais informações sobre o Mercado Central

E muito se engana achando que encontrará ali apenas turistas buscando um lugar que reúna muitos atrativos. O mercado é bastante frequentado por moradores de Belo Horizonte, na procura de especiarias, oleaginosas ou para um bate-papo com amigos.
Uma das tentações do Mercado Central – os queijos de Minas!
Além da visita guiado gratuita, o Mercado também  oferece cursos de culinária gratuito na Cozinha Escola Mineiraria. Para saber da programação atualizada, a dica é entrar em contato pelo telefone (31 3786-5747), por e-mail (cozinhamineiraria@mercadocentral.com.br) ou se informando no próprio mercado. 
O Mercado Central funciona de segunda a sábado, das 7 às 18 horas, e nos domingos e feriados, das 7 às 13 horas. O local conta com estacionamento e está localizado próximo a outros atrativos mineiros, na Avenida Augusto de Lima, 744 – Centro.
Compartilhe: