
O Museu do Amanhã estava na listinha dos lugares que queríamos levar Manu, por ter visitado antes sem a pequena, e o tempo todo ficar lembrando de como seria as reações dela com as obras e exposições ali expostas (acontece isso com você também, quando faz alguma trip ou passeio sem o pimpolho?). Pois bem, e nada mais justo do que voltar ao Museu com ela, podendo vê-la descobrir novas situações e refletir sobre o mundo que possivelmente deixaremos para nossos netos e afins.

Museu do Amanhã – Rio de Janeiro/RJ
Localizado no Porto Maravilha, o Museu do Amanhã faz parte da revitalização desta área, que passou a chamar a atenção de turistas e moradores a partir do final de 2015. Suas curvas, de autoria do arquiteto espanhol Santiago Calatrava, somam com a área portuária e chamam atenção a distância, tornando não só o seu interior atrativo como também sua arquitetura impressionante.
As Bromélias do Jardim Botânico serviram de inspiração para as formas do Museu, que ainda conta com a movimentação de sua cobertura (inativa, nas duas vezes que visitamos) para que as placas solares ali instaladas captem energia solar na melhor angulação possível. Outro item de sustentabilidade observado no Museu é a estrutura capaz de captar água da Baía de Guanabara para utiliza-la nos espelhos d’água que cercam o Museu e no sistema de refrigeração. De acordo com o projeto, a água da chuva também deve ser captada e utilizada como complemento na irrigação dos jardins e nas águas das descargas dos banheiros.

Entrada do Museu do Amanhã – Rio de Janeiro/RJ
Diferente de outros Museus da capital carioca, no Museu do Amanhã interagir com as exposições e praticamente obrigatório para que a experiência ali se torne o mais próximo de completa. Ao adentrar a edificação, cada visitante recebe um cartão magnético, o qual é necessário por vezes encostar nas obras para poder responder a quiz, ver vídeos e escutar áudios sobre as temáticas ali abordadas.
No tocante a temáticas, o Museu do Amanhã trás quais os atuais cenários de evolução da terra se a população continuar nos atuais ritmos de consumo e crescimento. Cerca de 40 experiências ali apresentadas são de forma singela divididas em cinco grandes temas (Cosmos, Terra, Antropoceno, Amanhãs e Nós) que repetidamente nos fazem questionamentos sobre o do tipo Onde Estamos? e Para Onde Vamos?

Globo Terrestre – Entrada do Museu do Amanhã – Rio de Janeiro/RJ
Uma das principais exposições do Museu é o Cosmos, onde entramos uma espécie de meio globo, as luzes são apagadas e passamos a assistir um vídeo sobre a criação da matéria e da pequenez humana diante do universo. Em seguida, somos convidados a viajar pelos diferentes ambientes do globo terrestre e observar como as ações humanas estão impactando no fluxo deste planeta.
Pensar na distribuição humana sobre a Terra, as diferentes culturas e hábitos de acordo com a região sobre o globo terrestre são questionamentos que atiçam a curiosidade tanto de adultos quanto dos pequeninos, que perguntam sobre as mais diversas imagens e estímulos ao qual são submetidos.

Diversidade em imagens – Museu do Amanhã – Rio de Janeiro/RJ

Sobre a Terra e sua extensão azul – Museu do Amanhã – Rio de Janeiro/RJ

Museu do Amanhã – Rio de Janeiro/RJ
Manu se encantou com diversas partes do Museu, não podendo deixar de transparecer a sua agonia ao ver a exposição que mostra o quanto exploramos nossos recursos naturais de forma irracional. Por já estar lendo, as palavras que ali apareciam a deixaram cheia de questionamentos, principalmente por entender que nós somos seres racionais tomando decisões sem qualquer lógica.

Das exposições do Museu do Amanhã – Rio de Janeiro/RJ

Nós – Museu do Amanhã – Rio de Janeiro/RJ
Observar a baía de Guanabara, os navios e a ponte Rio-Niterói é um dos presentes do Museu para os seus visitantes, que podem sentar nos bancos ali dispostos e refletir um pouco sobre o tanto de informação recebida e como devemos mudar (ou não) os nossos hábitos para chegar num amanhã que nos agrade.

Vista para a Baía de Guanabara – Museu do Amanhã – Rio de Janeiro/RJ
Informações Adicionais
O Museu do Amanhã fica aberto a visitação de terça-feira a domingo, das 10 às 17 horas. O ingresso custa R$20,00 (março, 2019) a inteira e R$10,00 a meia entrada. O direito a meia entrada é para jovens (até 21 anos), estudantes de escolas particulares, universitários, pessoas portadoras de deficiência, moradores do Rio, e servidores públicos da cidade do Rio de Janeiro. Possuem gratuidade no Museu do Amanhã alunos da rede pública, crianças de até 5 anos e pessoas na melhor idade (a partir dos 60 anos), além de professores da rede pública de ensino, funcionários de museus, guias de turismo, vizinhos cadastrados e membros no Conselho Internacional de Museus. Nas terças, a entrada é gratuita.
Além do segundo andar dedicado a exposição permanente, o Museu do Amanhã conta ainda com uma loja na temática do museu, um café e auditório, além de espaço para exposições temporárias.
Curte Museus e gosta de coloca-los na sua lista de lugares a visitar? Confira então a Blogagem Coletiva com a temática Museum Week, que acontece neste ano de 2019 entre os dias 13 a 19 de meio em todo o mundo, com a temática Mulher na Cultura. Que tal conferir?
-
- Cantinho de Ná – Top 3 museus em Nashville: música, história e arte
- Let’s Fly Away – 7 Museus em Chicago: Museum Week
https://letsflyaway.com.br/7-museus-em-chicago
- Destinos por onde andei… – Royal Ontario Museum, Toronto, o que ver?
https://www.destinosporondeandei.com.br/royal-ontario-museum,-toronto,-o-que-ver?
- Ligado em Viagem – Guia completo para o Museu de História Natural de Londres
https://www.ligadoemviagem.com.br/2019/05/13/guia-completo-museu-historia-natural-londres
- Viagem Lado B – Museu do Futebol
- Qualquer viagem – Eu vou! – Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil – Bairro da Liberdade
- Uma Viagem Diferente – 5 Museus para conhecer em Santiago do Chile
https://www.umaviagemdiferente.com/5-museus-para-conhecer-em-santiago-do-chile
- Foco no Mundo – Museus em Nova York: 5 opções imperdíveis que fogem um pouco do comum
https://www.foconomundo.com.br/2019/05/museus-em-nova-york.html
- Mapeando Mundo – Museum Week 2019: Top 5 museus para ver Monet
- Chicas Lokas – Museu de Imagens do Inconsciente no Rio de Janeiro
https://chicaslokas.com.br/2019/05/13/museu-de-imagens-do-inconsciente-no-rio-de-janeiro/
- Tripping Unicorn – Museu das Civilizações Asiáticas em Singapura
https://trippingunicorn.com/pt/blog/museu-das-civilizacoes-asiaticas-singapura
- Viagens Invisíveis – Museu do Vinho em Cafayate, Argentina
- Recordações de Viagens – Museu de Arte Digital em Tóquio: Mori Building Digital Art Museum team Lab Borderless
- Mulher Casada Viaja – Um dia no Museu Catavento de São Paulo
- Fui ser Viajante – Museus de Madrid: como visitar os mais famosos de graça!
- Vamos Por Aí – Pinacoteca de São Paulo e o Projeto Educateca para crianças
https://vamosporai.com/viagens-pelo-brasil/sudeste/sao-paulo/pinacoteca-de-sao-paulo/
- Dani Turismo – Museu Emílio Goeldi em Belém
https://www.dani.tur.br/2019/05/dica-museu-goeldi-belem.html
- Trilhas e Cantos – Os Museus de Zagreb, na Croácia
https://www.trilhasecantos.com.br/2019/05/museus-zagreb-croacia.html
Visitei o Museu do Amanhã na minha última ida ao Rio de Janeiro e foi bem legal. Amei as atividades interativas e como eles abordam esse assunto tão sério que é o papel do homem no meio ambiente. Também recomendo demais. Fomos no dia que era de graça e foi super tranquilo.
Na primeira vez no Museu pegamos uma mega-fila, mesmo com ingressos antecipados. Desta última, foi bem tranquilo – mesmo comprando na hora. E que bom que gostou de lá – a gente recomenda bastante esse passeio no Rio!
Desculpe-me, mas acho que o comentário não veio na integra!
[…] Invisíveis – Museu do Vinho em Cafayate, Argentina13 – Pelo Mundo com Manu – Museu do Amanhã – Rio de Janeiro/RJ14 – Recordações de Viagens – Museu de Arte Digital em Tóquio: Mori Building Digital […]
Adoro o Museu do Amanhã no Rio de Janeiro. Não só por seu acervo moderno mas por todo ambiente do museu a começar pelo espelho d’água de frente para a baía de Guanabara. Demais!
O espelho d’água é bacana mesmo! Estava lendo sobre as inspirações do Calatrava e esse espelho era pra integrar o Museu com o baía – numa tendência de continuidade. Bacana né?
Também tive a oportunidade de visitar o Museu do Amanhã e fiquei impressionada com a qualidade do acervo, profissionalismo da equipe e estrutura do museu.
Um grande orgulho para o Rio de Janeiro e o Brasil possuírem um museu de tamanha qualidade, fiquei muito orgulhosa também.
Inclusive aconteceu um fato comigo que me deixou mais admirada ainda. Esqueci minha máquina fotográfica em um dos bancos do museu e voltei no dia seguinte para Belo Horizonte, Minas Gerais.
Enviei um e-mail informando à respeito e se poderiam me ajudar a encontrá-la. Não é que ela estava lá, guardadinha me esperando retirá-la?
Enviei uma autorização para que entregassem à minha irmã, que mora em Niterói, e assim ela conseguiu resgatar minha máquina Nikon.
Fiquei ainda mais maravilhada com o Museu do Amanhã, e feliz por ter tido um final positivo em minha visita à ele. Super recomendo!
Gisele, que bacana essa história. Deveria ser rotina nas dependências dos locais públicos e de grande circulação no Brasil, mas infelizmente a gente não tem isso como tendência, e nos resta é além de fazer a nossa parte, ficar feliz demais quando vemos algo assim!
[…] Museu do Amanhã (Brasil) sob o olhar do blog Pelo Mundo com Manu […]
[…] Pelo Mundo com Manu – Museu do Amanhã – Rio de Janeiro/RJ […]
Estive rapidamente no Rio e visitei a Praça Mauá e redondezas, ficou tudo tão lindo! Admirei a arquitetura do Museu do Amanhã apenas de fora. Entrar no Museu ficou para a próxima vez. Pelo que você conta, preciso mesmo voltar e entrar, muito interessante.
Essa região de fato ficou linda! Os Murais do Kobra, as feirinhas de final de semana e o Museu formam uma ótima combinação – e entrar no Museu pode ter certeza que é um super programa!
Tenho muita vontade de conhecer o Museu do Amanhã! Preciso voltar ao Rio com calma =)
Manu tá cada dia mais linda!
O Rio cabe em muitas viagens – o destino inesgotável! Obrigada!!!
Nossa, como eu adoro o Museu do Amanhã. A arquitetura do museu é incrível e a exposição permanente e o jeito que ele mostra tudo é demais. Acho que todos deviam ir e conhecer um dia.
Tomara que ao menos todos os moradores do Rio consigam conhecer o Museu do Amanhã – até porque, a entrada na terça e gratuita, e um piquenique ali no entorno tem um charme né?
Adorei o post e as fotos!!
Tenho muita vontade de visitar esse museu, pela sua arquitetura e acervo.
Também em conhecer a área revitalizada entorno do museu. Preciso voltar ao Rio, com certeza!
O Rio tem destas coisas né, de sempre conseguir renovar os lugares e buscar atrair turistas e moradores em espaços abertos e banacas! Aconselho demais colocar o Museu e entorno no roteiro pela cidade maravilhosa – e isso para qualquer estação do ano!
Esse museus foi um dos lugares que meu filho mais gostou no Rio de Janeiro, ele é top né? Ótima escolha para celebrar a Museum Week
Ele é! E o legal é a interação que ele promove entre o visitante e a exposição – ainda pouco explorada nos Museus do Brasil né? Obrigada pelo comentário!
Ainda não tive a oportunidade de conhecer o Museu do Amanhã, e ler um post como o teu só aumenta a minha vontade.
A arquitetura do lugar é linda e a temática é extremamente relevante.
Obrigada pelas dicas!
Que gostoso ler seu comentário! O Museu do Amanhã é muito gostoso de se visitar, e possivelmente irá adorar!
Eu adoro o Museu do Amanhã e toda sua proposta. Percebo como um lugar para todos os públicos.
Bem isso. E a proposta de ter um dia free também é muito bom – pois propicia que um público que não teria condições de ir nos demais dias possa aproveitar do Museu e seu conteúdo.
Ainda não conheço, mas morro de vontade, agora com o post mais ainda! Um lugar tão lindo merece ser prestigiado e conhecido
Sou super suspeita para falar do quanto gostamos do Museu – primeiro, que fomos duas vezes em coisa de 1 ano – e outra, que achamos que a temática cabe tão bem ao mundo das crianças – que voltamos com Manu para ela também poder interagir, aprender e quem sabe (oremos) seja uma cidadã que pense além de suas necessidades!
Já estive em vários museus cujos edifícios disputavam com o acervo, mas no Museu do Amanhã não tive dúvidas, a arquitetura, a beleza das luzes penetrando no saguão e nos corredores, o espelho d’água e a localização roubaram minha atenção.
De fato, ali a briga de quem chama mais atenção é difícil – ainda mais quando a gente pensa que no entorno tem as belezas dos murais do Kobra.
Puxa… quando fui ao Rio para os jogos Olímpicos não consegui visitar esse museu. Mas achei o prédio e o entorno espetacular! Quero muito conhecer!
Olha que eu já vejo um motivo para voltar ao Rio hein! Aproveite não só esse Museu, como o seu entorno também!
Visitei o Museu do Amanhã logo que abriu, e fiquei apaixonada! A arquitetura, a localização, o acervo e a discussão que a temática levanta! tudo é maravilhoso! Sempre levo amigos, porque vale a pena!
Klecia, é bem isso: acaba é que um ponto turístico que todas deveriam poder conhecer!
[…] Viagens Invisíveis – Museu do Vinho em Cafayate, Argentina Pelo Mundo com Manu – Museu do Amanhã – Rio de Janeiro/RJ Recordações de Viagens – Museu de Arte Digital em Tóquio: Mori Building Digital Art Museum […]
Sou carioca e ainda não visitei o museu do Amanhã, que vergonha! Acredito que agora esteja bem mais tranquilo do que logo no início da inauguração. A fila era interminável.. kkkk… Além da paisagem linda da Baía de Guanabara, há tantas exposições importantes para o universo escolar e humanitário.
Por aqui fomos duas vezes ao Museu do Amanhã – a primeira, em 2018 – pegamos uma boa fila (e isso porque compramos os ingressos com antecedência). Já esse ano, foi super tranquilo – e possivelmente por termos ido logo de manhã, também pegamos o museu mais vazio – o que é bom, pois lhe permite aproveitar com mais tempo as exposições!
Quero muito conhecer esse museu, faz tempo que fui ao Ri mas quando voltar não deixarei de ir conhecê-lo de jeito nenhum.
Ele é um achado na cidade maravilhosa – e agora que não é tão novidade, sua visita está muito mais agradável e com menos filas!