Roteiro de Brasília

Ao buscar o que fazer na Capital Federal possivelmente terás uma surpresa boa, visto que Brasília é cheia de atrações como Museus, prédios e áreas com importância histórica, paisagens agradáveis e porque não, parques naturais. Isso sem mencionar o como é farta a rede de restaurantes da Capital Federal, e com opções para todos os bolsos.

Roteiro de Brasília

Congresso Nacional, com o Palácio da Alvorada e parte da Praça dos Três Poderes ao fundo

E com intuito de apresentar opção para um final de semana em Brasília, segue esse post, eclético e com objetivo de agradar a todas as faixas etárias e disposições. Que tal conferir?

Primeiro Dia na Capital Federal

Para o primeiro dia em Brasília, colocamos no roteiro as icônicas atrações presentes no Eixo Monumental e o final do dia às margens do lago Paranoá. E acredite, passará facilmente o dia ali e não verás tudo.

O Eixo Monumental

E por falar no Eixo Monumental, ele seria o corpo do avião, se pensarmos no projeto que deu origem a Brasília. Na parte da frente deste eixo, fazendo analogia a sala dos pilotos do avião, está a Praça dos Três Poderes, de onde podemos observar o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal de Federal e o Palácio do Planalto. Também podemos dali apreciar o algumas das famosas esculturas associadas a construção de Brasília, como “Os Candangos”, de Lucio Biorgi.

Roteiro Brasilia

Os Candangos, de Bruno Giorgi. Uma homenagem aos trabalhadores que construíram Brasília

A dica aqui é iniciar o tour pela Praça dos Três Poderes. Apreciar as esculturas, e porque não, também conhecer o Museu da Cidade, que está localizado na Praça dos Três Poderes.

Dali, porque não conhecer outro local que dá para ir andando mesmo – o Congresso Nacional. A visita guiada pelo Congresso leva em torno de uma hora, e mesmo com todo o receio que possa ter deste recinto, acredite, vale muito a visita. Inclusive tem post só dele aqui no blog.

Roteiro de Brasília

Sobre as obras de arte que a gente vê na visita ao Congresso Nacional

Roteiro de Brasília

Vista da Câmara dos Deputados

Roteiro de Brasília

Senado Federal – vista de cima feita durante a visita ao Congresso Nacional

Roteiro de Brasília

Vista do Anexo ao Congresso Central

Roteiro em Brasília

Área no Congresso Nacional destinada a imprensa

Dali, subindo pelo Eixo, mas antes de passar pela rodoviária, podemos ver a Esplanada dos Ministérios e porque não, mais prédios que chamam a atenção tanto pela sua forma quanto pelo seu conteúdo. Destacamos aqui a Catedral de Brasília, o Complexo Nacional e os Palácios da Justiça e do Itamaraty.

Roteiro Brasilia

Palácio Itamaraty – Eixo Monumental

Roteiro Brasília

A Catedral de Brasília e o seu entorno imediato

Roteiro de Brasília

Vitrais da Catedral de Brasília

Roteiro de Brasília

Entrada para o Museu Nacional

O Complexo Nacional e a Catedral ficam bem próximos, permitindo que desloca-se a pé de um para outro. Quando a distância do Congresso a estas edificações, são aproximadamente 1000 metros – que dá para fazer passando pela Esplanada.

Acreditando que levará tranquilamente uma manhã para conhecer essa primeira parte do Eixo Monumental, agora és a merecida parada para almoço. Há restaurantes no prédio Anexo ao Congresso e também em alguns dos ministérios, sendo que estes últimos geralmente abrem ao público após às 13 horas. No Correio Brasiliense tem um post com algumas opções, mas é sempre bom conferir se todos estão funcionando antes de definir em qual ir.

Mas caso prefira sair deste ambiente em almoçar em algum shopping, há dois shoppings com boas praças de alimentação, tanto no setor hoteleiro Sul como no Norte.

Após a pausa para o almoço, porque não continuar a desvendar as atrações culturais no Eixo Monumental pelo Memorial JK? Ali é possível conhecer um pouco mais da vida e história de Juselino Kubitscheck e sua esposa, D. Sarah.

Lago Paranoá

Imaginando que já serão mais de 16 horas, ou quase isso, agora a sugestão é de deslocar para o Lago Paranoá. Ali é como se fosse a praia/cachoeira dos brasilienses – é onde fazem esportes, curtem o final de semana e porque não, também aproveitam a sua orla para comer com uma bela vista. E aproveito aqui para fazer um pedido de desculpas – descobri que não tenho uma foto decente de lá para compartilhar aqui!

Assistir ao pôr do sol do Lago também é uma boa pedida, e emendar com o jantar por um dos restaurantes localizados no Pontão do Lago Sul. Os blogs Conhecendo Brasília, Cantinho de Ná e Buenas Dicas falam exclusivamente do lago, dicas de restaurantes e também de passeio de barco por ali. Vale a leitura.

Segundo dia em Brasília

Para o segundo dia na Capital Federal, a gente torce para que o dia esteja lindo e com o sol de meio-dia. Isso porque na listinha de atividades imperdíveis (para nós) em Brasília está o Parque Nacional da Água Mineral e também o Centro Cultural Banco do Brasil.

Parque Água Mineral

Podendo simplesmente ser chamado de Água Mineral, como é conhecido pelos moradores do entorno, aqui é a nossa dica de ouro para quem não sabia que Brasília vai além de sua arquitetura.

Se estiver contando em ir no Água Mineral num final de semana, programe-se para ir cedo. Suas piscinas são super concorridas, e devidas as restrições necessárias para a conservação do Parque somadas ao fato de que ali é um belo refresco para os brasilienses, rapidamente ele fica cheio.

Roteiro em Brasilia

Observando as águas da Piscina do Parque Água Mineral

Roteiro de Brasília

Das piscinas naturais do Parque Água Mineral

Roteiro em Brasília

Das trilhas do Parque da Água Mineral

Para o Parque, considere levar o que comer, embora lá possua uma lanchonete. E para quem curte também trilhas, é possível se aventurar pelas trilhas do parque, conhecendo um pouco mais do Cerrado. E apenas para não dizer que não falamos, tome cuidado com os seus pertences, devido aos macacos do parque que ficam próximos as piscinas.

Depois de curtir esse lugar incrível, hora de voltar para o hotel, tomar um banho e deixar para ver o por-do-sol no Centro Cultural Banco do Brasil. Mas caso queira, é possível levar roupas e trocar nos vestiários do parque.

Centro Cultural Banco do Brasil

Para esse destino, reserve tempo prévio para conferir as atrações que terão no dia. A arquitetura do prédio já é linda, e ainda mais seu gramado com as exposição permanentes.

Roteiro de Brasília

Manu no painel da exposição no CCBB

Na época que fomos, estava rolando a exposição “A Beleza Sombria dos Monstros: 10 Anos de A Arte de Tim Burton” e curtimos demais todos os ambientes. Saímos de lá com o fechar das portas, e pena que não tivemos tempo de ir a outras exposições que estava rolando no CCBB, assim como jantar no restaurante que tem por lá.

Roteiro em Brasília

Parte onde foi permitido fotografar na exposição do Tim Burton no CCBB

Roteiro de Brasília

Dos painéis interativos para fotos – CCBB

Se ainda sobrar um tempinho…

Não deixe de passar pelo Torre da TV e a parte principal do Eixo Monumental. Essa parte do passeio pode ser alocada em qualquer horário do dia, dependendo de onde estiver hospedado.

Roteiro em Brasília

Manu posando próximo a Fonte e Torre da TV no Eixo monumental de Brasília

Roteiro em Brasília

Fonte de Brasília, próximo a Torre da TV, desligadas

Roteiro Brasilia

Fontes do Eixo Monumental – Próximo a Torre da TV

Roteiro em Brasília

Mané Garincha, o estádio de Brasília

As 18 horas as luzes se acendem e é possível acompanhar um festival no chafariz da parte central, além de tirar aquela fotoca com o letreiro.

Caso ainda tenha espaço na sua agenda por Brasília, aqui vai mais duas dicas de lugares para conhecer: Santuário Dom Bosco e também o Parque da Cidade. Infelizmente a gente não foi lá ainda do jeito que queríamos, mas bem tá na listinha dos desejos.

Compartilhe: