vista do hermes

Saber onde comer para só somar a viagem experiências positivas é uma tarefa nem sempre fácil. E embora o foco deste blog não seja gastronomia, sempre acredito que as boas experiências gastronômicas mais que devem ser compartilhadas. E pensando nisso, vamos neste post compartilhar as boas experiências que tivemos em Cumuruxatiba, Bahia.

praia

A praia de Cumuru e suas espreguiçadeiras

Os restaurantes pé na areia com suas tendas e espreguiçadeiras na beira da praia mais que são chamariz na praia principal de Cumuruxatiba. Mas, antes de começar a falar propriamente de onde comer, vou aqui relatar situações que nos desagradaram nesta orla. Uma delas foi o fato de alguns restaurantes além de colocarem um consumo mínimo para sentar ali, também restringir o uso de cooler com aquela cerveja.

Pois é, o consumo mínimo não era algo trivial (algo girando em torno de R$150,00 – cento e cinquenta reais) e nem sempre ofereciam a cerveja ou vinho/espumante que a gente aprecia. E como aqui o abuso ao turista não é algo muito tolerado, às vezes a gente até sentava nestes lugares, mas acabávamos saindo. Teve lugar que a gente até sentou, demos o ok no consumo mínimo, mas a falta de cuidado em atender o cliente e simplesmente abrir um coco para que a massinha fosse consumida nos fez levantar e buscar outra opção.

Mas nem todos os lugares eram assim. Amém! E daí que como dicas gastronômicas são sempre bem vindas quando estamos em viagem, vamos nos restringir apenas aquelas experiências que de fato valem a indicação. E se não tiver foto do prato principal, desculpe-me! Mas confesso que tirar fotos para depois comer é uma habilidade que ainda estou desenvolvendo!

Cumuru

Praia e Sol – Cumuru – Prado/BA

Restaurante Terraço Hotel Cumuruxatiba

Literalmente pé na areia, foi o primeiro restaurante que conhecemos em Cumuruxatiba. O local é muito agradável, com mesas espaçadas e uns balanços com espreguiçadeiras que são bem concorridos. Ali, no primeiro dia, experimentamos a porção de camarão a milanesa. Era final de tarde e o atendimento foi de primeira. Essa foi a deixa que precisamos para num outro dia, quando o onde comer surgiu após uma experiência não tão boa e sentar ali para almoçar uma moqueca baiana foi nossa saída.

camarão

Porção de Camarões do Restaurante Terraço – Cumuruxatiba/BA

moqueca

Moqueca (baiana) do Terraço Hotel – Cumuruxatiba

Novamente o atendimento foi bom, e por estarmos com um determinado vinho que queríamos harmonizar com a moqueca, pagamos a taxa de rolha (R$25,00) e tivemos um balde de gelo e taças a nossa disposição.

Terraço

Sobre os balanços do Terraço Restaurante – Cumuruxatiba/BA

Para quem estiver hospedado no hotel, uma boa deste restaurante é que é possível ‘anotar’ a conta e pagar depois junto com o check-out.

Restaurante do Hermes

Outro restaurante pé na areia, onde comer bem, de ambiente agradável e atendimento bacana é o Hermes. Ali, almoçamos um delicioso peixe com molho de pitanga – simplesmente maravilhoso. Pena só não ter pego o nome do prato – mas com essa descrição já consegue achar caso esteja por lá olhando o cardápio.

Praia

Restaurante do Hermes

Embora tenha a opção de sentar nas mesas da frente e curtir a praia, almoçar na parte de ‘dentro’, sob a sombra das castanheiras é uma boa pedida também.

vista do hermes

Sobre almoçar na sombra das castanheiras do Hermes – Cumuruxatiba/BA

Experimente também os drinques com pitaya e limão. Além de lindos, o sabor é suave. Para a sobremesa, pode esperar alguém passar vendendo as tradicionais cocadas baianas ou pirulitos.

Gelato Café

Para os finais de tarde, a fica é tomar um bom café – que aqui pode ser tanto um expresso, um cappuccino ou um gelado frappuccino. Caso já esteja com fome, no local também há um cardápio com algumas opções de lanches, como pães de queijo e hambúrgueres.

gelato café

Gelato Café – Cumuruxatiba/Bahia

panini

Panini do Gelato Café

hamburguer

Hambúrguer Simples do Gelato Café

frapuccino

Frapuccino – Gelato Café

Uma música gostosa tocava enquanto estávamos ali. E logo ao lado tem uma loja de artesanato e lembrancinhas para aqueles que acham difícil viajar sem carregar um pouco do lugar para casa.

Samburá Duzé

O Samburá Duzé é praticamente o point noturno de Cumuruxatiba. Pelos seus gramados você possivelmente passará se estiver andando pela vila. O ambiente é muito agradável, a variedade do cardápio e também opções acessíveis e completinhas para quem esta com crianças (digo aqui arroz branco + feijão + macarrão + salada + carne) faz da casa uma das melhores opções de Cumuru. Ali, consumimos tanto estas opções completas quanto o bobozinho de camarão, e gostamos de ambas as opções.

Samburá

O movimento do Samburá Duzé, na noite de Cumuruxatiba – Prado/BA

bobo de camarão

Bobozinho de Camarão do Samburá Duzé – Cumuruxatiba – Prado/BA

Por estar geralmente cheio, é bom ir ao Samburá com paciência e a fome não tão a flor da pele. Os garçons correm para dar conta de todos. Mas vale lembrar que estarás num dos lugares com o melhor custo x benefício de Cumuruxatiba.

La Nave Va Creperia e Pizzaria

Taí uma pizza delícia e que recomendamos para sanar a dúvida do onde comer! Massa fina e recheio na medida. O local é simples, e a comida com o tempero de primeira. O pagamento estava sendo realizado apenas com dinheiro quando fomos. Entretanto, não sei se é sempre assim ou era devido ao sinal péssimo de internet do local. Na entrada da La Nave Va, há uma loja de artesanato e artes. Os trabalhos ali são lindos, encantadores. Porém, fotos não são permitidas. Mas entre e aproveite – será uma boa surpresa.

creperia

Outra opção na noite de Cumuru

Point do Açaí

Caso esteja afim de economizar na alimentação da noite, uma opção bem perto da praça central de Cumuru é o Point do Açaí. Ali também foi o único local que passou o jogo do Flamengo naquele carnaval – pois era televisionado apenas pelos canais fechados de esporte.

lanche economico

Para quem curte um lanche mais em conta ou açai

O atendimento será descontraído. O lanche no melhor estilo trailer podrão e os preços daqueles que a gente gosta de pagar.

 

E aí, alguma das opções lhe agradou? Já as conhecia e teve uma experiência diferente? Conta para a gente nos comentários! Outras opções de onde comer em Cumuruxatiba a gente encontra no TripAdvisor – mas tem que lembrar que podem nem todos estar abertos na sua passada por lá!

Compartilhe: