Brasilia

Onde ficar na Capital Federal aparentemente não é algo complexo, visto que no planejamento de Brasília já pensaram em setores hoteleiros e ali atualmente é onde se concentram quase que a totalidade dos hotéis. Mas, para quem está indo pela primeira vez ou ainda não entendeu os traçados de Lucio Costa, segue neste post algumas dicas para escolher sem medo onde dormir na Capital deste Brasil baronil.

Brasília

As cores do cerrado e de Brasília

Os Setores Hoteleiros de Brasília

Embora Brasília tenha setores hoteleiros denominados em projeto, também é possível encontrar hospedagem fora desta parte da cidade. Próximo ao Palácio da Alvorada há opções de hotéis com a pegada mais de resort e já próximos ao lago Paranoá. Entretanto, não dá para negar que é no setor hoteleiro que se tem proximidade de shoppings e restaurantes, além de estar próximos dos pontos turísticos da cidade.

O Setor Hoteleiro é dividido entre Norte e Sul. Eles são separados pelo Eixo Monumental, o que deixa a migração de um para o outro um pouco mais demorada – tanto caminhando quanto de carro. Nos dois setores há shoppings próximos, permitindo (de acordo com o hotel) que vá caminhando até eles para dar uma volta ou mesmo aproveitar a praça de alimentação.

Talvez devido as ofertas do setor hoteleiro norte, preferi me hospedar nele. Ali estão alguns hotéis de redes já conhecidas pelas capitais brasileiras, além de facilidades de acesso a alguns pontos turísticos caminhando. De acordo com onde ficar hospedado, ir caminhar no Eixo Monumental, avistar o Congresso Nacional, a Torre da TV e o Estádio Mané Garrincha poderá ser feito em menos de 60 minutos de caminhada tranquila.

Brasilia

Eixo Monumental e a vista para o Congresso Nacional – Brasília/DF

Brasília

O Mané Garrincha – Brasília/DF

Onde ficar em Brasília: Athos Bulcão

Vir a Brasília e não perceber a importância das obras de Athos Bulcão na cidade é praticamente impossível. Com seus azulejos e formas geométricas, Athos está em muitos dos pontos turísticos, e porque não, também nos hotéis.

Mas a escolha pelo hotel não foi apenas pela admiração ao artista. Já havia vindo a Brasília outras vezes a trabalho e na viagem com Manu e marido a ideia era um hotel pertinho do shopping (ponto de apoio para refeições) e com uma piscina bacana – para quem sabe, aproveitar o final de tarde relaxando entre um passeio do dia e o jantar. Somado a estas as condições, fomos olhar um que também tivesse diversidade no café da manhã, visto as intolerâncias alimentares.

Posto as condições, hora de escolher dentre as opções o que cabia no bolso. Obra do destino ou não, nossa escolha de onde ficar em Brasília foi no Athos Bulcão Hplus Executive, visto que a sua diária estava agradável ao nosso bolso.

O quarto escolhido foi um com vista, e por sorte fomos cair no 14º andar. Da varanda, era possível ver o lago Paranoá ao fundo. Alias, a localização é bem em frente ao Brasília Shopping, que foi nosso ponto de apoio em dois almoços. Logo ao lado, tem o ID Shopping, que além de lojas de móveis e decoração, tem também opções de restaurantes.

O quarto do hotel é amplo, com ar condicionado, varanda, cama com um bom colchão e uma mesa suporte (ideal para quem está a trabalho). O banheiro também amplo, com itens de apoio ao hóspede como shampoo, condicionador, lenços e espuma para limpar os sapatos.

Brasilia

Nosso Quarto no Athos Bulcão Hplus

Brasilia

Mesa de apoio do quarto – Athos Bulcão Hplus

Brasilia

Banheiro do Quarto – Athos Bulcão Hplus

Brasília

Amenities do Athus Bulcão HPlus

Acabou que devido a nossa programação nem chegamos a curtir a piscina, mas mesmo assim passamos lá com Manu para ela verificar. O hotel também conta com uma academia bacana, e um café da manhã bem farto.

Brasília

Dando aquele confere na piscina do hotel!

Nossa Perspectiva

A localização e conforto do quarto fez toda a diferença na nossa estadia pelo Athos Bulcão. O motivo principal da viagem a Brasília fora um casamento, e um quarto gostoso que nos possibilitasse dormir até mais tarde para estamos bem no outro dia para conhecer a cidade foi primordial.

Bem próximo ao Athos Bulcão existem outros hotéis, e por isso a localização entre os hotéis do Setor Hoteleiro Norte não deve ser um fator de desempate na escolha. Mas em todo caso, se for do tipo que prefere evitar andar uma quadra que seja para chegar ao Shopping, a dica é escolher os hotéis de fronte a estes.

Brasilia

A Torre da TV – um dos pontos marcantes do Eixo Monumental e de Brasília

Compartilhe: