Um bom passeio de barco em Arraial do Cabo é mais que uma boa pedida. Em dias de mar calmo e sol forte, poder conhecer um pouco das praias através destes tipos de passeio é quase que obrigatório,  principalmente se for ficar poucos dias neste paraíso.

Arraial do Cabo

Sobre avistar a Praia do Forno pelo Mar

Condições para o Passeio de Barco em Arraial

Embora boa parte dos passeios de barco em Arraial do Cabo tenham no seu percurso a parte abrigada pelas ilhas, mar calmo e sol forte nunca são demais. Os ventos fortes, alterando as condições do mar são os principais contras neste destino. E como geralmente uma viagem a gente programa com mais de 15 dias de antecedência, nem sempre é possível prever condições meteorológicas ali.

Alias, sempre é bom ir para Arraial preparado para possíveis dias com o mar fechado devido aos fortes ventos e consequentemente, condições longes das ideais de navegação.

Arraial do Cabo

Prainhas Pontal do Atalaia – Arraial do Cabo

Nos nossos dias pela cidade (julho/19), pegamos dois nos quais as saídas de barco pelo Porto estavam proibidas pela Marinha, e conseguimos fazer o passeio que aqui relataremos apenas no último dia da viagem.

Aqui a dica é deixar sempre uma carta na manga, como uma praia que dê para ir mesmo com mar forte por ser mais abrigada ou tirar uma tarde para conhecer a parte histórica e os centro de Arraial do Cabo.

O Passeio de Barco por Arraial do Cabo

Escolhemos fazer o passeio pela Saveiro Don Juan. As fotos no perfil, atendimento pelo whattsapp e também a possibilidade de fechar outros passeios que fizemos foram itens decisivos na escolha. E um dos principais pontos positivos foi o horário de saída do passeio – às 08:00 da manhã.

Sair cedo para o passeio de barco faz com que a condição do mar seja mais calmo do que o inverso, além de ter acesso praticamente garantido nas praias com limite de pessoas e também o fato de deixar a tarde livre para conhecer outros lugares ou curtir aquela praia que quer tanto parar um tempinho nela.

Arraial do Cabo

Sobre guiar o barco pelos mares de Arraial!

O roteiro incluí a Praia da Ilha do Farol, Passagem pela Fenda da Aparição –  Nossa Senhora, Gruta Azul, Praia Prainhas do Pontal do Atalaia e Praia do Forno. São praticamente 4h30 horas de passeio, podendo ter alguma parte alterada devido as condições do mar e tempo.

Pagamos o valor de todos os passeios assim que fechamos a reserva, firmando já o contrato com a Saveiro e aceitando a possibilidade de não ter saídas devido as condições do mar (aqui, com devolução do dinheiro). As informações como nome, idade e peso foram passadas também. No caso da Manu, por ter entre 5 e 9 anos, pagamos 50% do valor inteiro (que é de R$100,00 – jul/19).

Deve ser observado que para embarcar é preciso pagar uma taxa, no Porto mesmo, não inclusa no valor do passeio. Essa taxa é de R$8,00 por pessoa.

Também acompanha o passeio pela Don Juan fotógrafos, que fazem as fotos em grupos ou individuais, de acordo com o combinado (ali no barco mesmo). Optamos por não contratar esse serviço.

Nosso Passeio com a Saveiro Don Juan

Havíamos marcado o passeio para uma quarta-feira, mas na terça a tarde às saídas foram proibidas pela Marinha, e devido as condições do mar, assim ficaram até quinta cedo, quando o passeio saiu. Saímos na hora combinada (7h20), e às 8 hs estavam todos já embarcados e saindo para o mar.

O tempo estava nublado, sem qualquer expectativa do sol abrir. Muitos estavam até com moletom, embora a temperatura estivesse na casa dos 23°C. Retornamos por volta das 12h30, com o céu mais aberto e o sol mostrando sua cara.

Arraial do Cabo

Retornando ao Porto e trazendo o sol! Arraial do Cabo/RJ

Ilha do Farol

O primeiro ponto de parada foi a Ilha do Farol. Com acesso controlado pela Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), possui bom estado de conservação e também ruínas e sítios arqueológicos. A área de acesso aos turistas é delimitada, com acesso a placas explicativas e boa área de banho.

Arraial do Cabo

Informações da Ilha do Farol, ou Ilha do Cabo Frio! rsrs

Ficamos ali por cerca de 60 minutos, e além de andar pela faixa de areia aproveitamos para fazer esculturas na areia. Ali, apenas eu (Emilia) caí na água, que embora estivesse muito transparente, não estava tão concorrida devido ao vento frio que soprava.

Arraial do Cabo

Porque nem a nuvem cinza tira o brilho deste lugar! Ilha do Farol – Arraial do Cabo

Arraial do Cabo

Delimitação das áreas permitidas para os turistas na Praia do Farol

Arraial do Cabo

Esculturas de Areia: temos! Praia do Farol – Arraial do Cabo/RJ

Arraial do Cabo

Família! Praia do Farol – Arraial do Cabo

Arraial do Cabo

Sobre a beleza da Praia do Farol, em Arraial do Cabo/RJ

Arraial do Cabo

Será que tava nublado? Praia do Farol

Dali fomos para o avistamento a Fenda a Aparição – Nossa Senhora, e não chegamos a sair para mar aberto – pois a Marinha já havia avisado ao capitão da embarcação sobre essa restrição devido as condições do mar. Esse fato nos deu mais tempo no nosso próximo ponto de parada.

Arraial do Cabo

Fenda da Aparição – Nossa Senhora

Arraial do Cabo

Sobre sair da Praia do Farol e ver o tempo abrindo!

Praia Prainhas do Pontal do Atalaia

Aqui vimos as nuvens se afastarem o o céu azul reinar. O sol timidamente foi aparecendo, e deixando assim o passeio mais atrativo. Descemos na praia e ela estava praticamente deserta. Logo fomos orientados e ir para a Gruta do Amor, onde daria para entrar e tirar fotos, e depois aproveitar a praia com calma.

Arraial do Cabo

A Gruta do Amor – Arraial do Cabo

Arraial do Cabo

Sobre saber fazer pose! Arraial do Cabo/RJ

Arraial do Cabo

A Praia Prainhas do Pontal do Atalaia e o Sol! Arraial do Cabo/RJ

Apreciar o mar com o sol abrindo foi muito bom, e também aproveitamos para brincar na areia com a pequena. Não fomos andando até as escadas (até porque a gente já tinha ido) e não sei se indico aproveitar seu tempo ali buscando uma hora de escada vazia para tirar a famosa foto. Como essa praia tem acesso por terra, a sugestão aqui é deixar para ver as escadarias em outro momento.

Arraial do CAbo

Pulando Amarelinha na Prainhas!

Arraial do Cabo

Aproveitando a praia de Arraial!

Quando estávamos na Prainhas a Marinha suspendeu a saída de outras embarcações naquele dia. Logo, por termos saído cedo e sermos até aquele momento a única embarcação com passeio, pudemos fechar o roteiro com o destino todo para a gente – embora o ventinho frio continuasse.

Depois de quase 60 minutos das Prainhas, retornamos a embarcação para o momento de ver do mar a Praia do Forno e aproveitar para cair no mar e fazer flutuação.

Praia do Forno pelo Mar

A parada na praia do Forno é estratégica para quem curte fazer flutuação. São cerca de 30 minutos para curtir aquelas águas, e porque não aproveitar para pedir um churrasquinho e/ou outro item do serviço de bordo.

Aqui a recomendação é curtir o local, e não tentar ir nadando até a praia. Além do tempo e talvez cansaço, esta belíssima praia pode ser conhecida por terra ou através de um barco/táxi.

Arraial do Cabo

Uma das praias mais belas de Arraial do Cabo: a praia do Forno

Nossa Experiência no Passeio de Barco em Arraial do Cabo

O passeio pelas praias de Arraial do Cabo de Barco era uma das coisas que mais queríamos fazer ali, e poder encaixa-lo no último dia no balneário foi melhor que não poder faze-lo. Mas confesso que voltamos com aquele sentimento de quero mais, pois quando o sol apareceu mudou completamente as condições, e imagino que um passeio inteirinho com sol e tempo bom deve ser muito bom.

Não enjoamos (e nem vi ninguém) durante o passeio, mas caso tenha receio, indico tomar um remédio para tal. O descer da embarcação envolve subir em um bote flutuante, o que é bem tranquilo para descer e subir nas praias.

Agora se tiver na dúvida se aproveita ou não se estiver numa condição de tempo nublado, pense na próxima vez que terá a oportunidade de curtir esse tipo de passeio, de ir a Arraial e também se este é uma coisa que curte fazer. Por aqui, se não fôssemos, não voltaríamos satisfeitos de Arraial do Cabo.

Caso tenha curiosidade de ver mais dicas do que aproveitar no passeio de barco, o Carioca sem Fronteiras trás um post bacana. E se estiver buscando onde ficar em Arraial do Cabo, a gente conta toda nossa experiência AQUI.

Arraial

Toda a graça da criança – Passeio de barco em Arraial

Compartilhe: