Arraial

Ir para Arraial do Cabo com um roteiro em mente é uma boa saída para não se perder na infinidade de praias e passeios que o balneário oferece. E de acordo com o seu tempo ali, somado com o estilo de viagem que irá fazer, pensar um pouco no roteiro também irá ajudar a não deixar aquela praia ou passeio que tanto queria de fora.

Arraial

Um dos mirantes a caminho das Prainhas do Pontal do Atalaia – Arraial do Cabo

Quem acompanha este distinto blog a algum tempo já percebeu que somos mais da linha slow travel, que seguindo a tradução ao pé da letra seria ‘viajar devagar‘. Costumo dizer que a gente mora no destino. Gostamos de ficar mais de 3 dias em cada cidade que visitamos, ir com calma em cada atração selecionada e sair de lá com bem mais que muitas fotos. Aliás, se ficou interessado nesse tema, o blog Bagagem de Memórias trás um texto ótimo sobre ele.

E devido a esse ritmo, compartilho aqui um roteiro de 04 dias por Arraial do Cabo. Para quem curte conhecer de forma mais acelerada, é possível enxugar esse roteiro em 3 dias. Mas se tem uma dica que já posso deixar – independente do seu ritmo – é: deixe um período do dia livre. Principalmente se terá passeios em alto mar. O mote? Caso decida ficar mais em alguma praia ou então tenha que remarcar à saída para algum passeio.

Dia 01 do nosso Roteiro em Arraial do Cabo

Vamos considerar aqui que terá o deslocamento para Arraial do Cabo, que possivelmente tomará a manhã. Chegando no balneário, ainda tem a parte de fazer check-in onde for ficar, almoçar, passar no supermercado para comprar água (dica de economia) e aí, sair para ver o mar.

Para o primeiro dia em Arraial vá a Praia Grande. Ande por toda a extensão da praia, tanto no calçadão como na areia. Pelo calçadão, aproveite para olhar os banners dos restaurantes ali instalados, e porque não emendar o final da tarde com um jantar ali? Pela areia, ande para o lado esquerdo da praia, veja os barcos de pesca e os cenários que com a água cristalina eles formam.

Arraial

Praia Grande – Arraial do Cabo/RJ

Depois, aproveite para sentar uma mesa bem pé na areia, tomar um bom banho de mar e ficar ali para um dos pores do sol mais lindo que presenciará na vida. Aliás, esta é uma das poucas praias do Brasil que dá para a gente aproveitar o pôr do sol. Então não dê mole!

Arraial

Aquela tentando segurar o sol…Praia Grande

Arraial do Cabo

As cores do Pôr do Sol na Praia Grande – Arraial do Cabo

Quando fomos a Arraial, não emendamos o pôr-do-sol com o jantar ali. No dia havíamos deixado para fazer o supermercado após a praia, só que não contamos que em Arraial eles fecham cedo. Então não dê esse mole também!

Dia 02 do Roteiro em Arraial do Cabo

A sugestão aqui é fazer o Passeio de Barco neste dia. Caso tenha muitos dias por Arraial do Cabo, até pode deixar ele do meio para a frente, mas como nesse passeio é possível conhecer algumas praias (e depois escolher caso queira voltar em alguma) e tem a questão das condições metaoceanográficas para saída do barco, não corra o risco de não fazê-lo.

Arraial

Nós e o mar de Arraial do Cabo

Arraial do Cabo

Praia do Forno – da parada do passeio de barco em Arraial do Cabo

O passeio de barco levará em torno de 4 horas, às vezes um pouco para maio ou menos, de acordo com a empresa que for fazer. Como algumas paradas tem limite de pessoa para visitação por dia, tente encaixa-lo pela manhã. Nossa experiência está detalhada NESTE post, caso deseje saber quem contratamos e também outros detalhes.

Depois, emende com um almoço ali nas proximidades do Porto. Aproveite o pós almoço para andar pelo centrinho e conhecer as lojas de lembrancinhas e arte local.

Para a tarde, a dica é ir para a Praia do Forno, pela trilha. No passeio de barco verá essa praia, mas não valerá a pena nadar até ela e voltar no tempo para banho. Deixe para conhece-la melhor por terra. A trilha é pequena e de nível médio. Aproveite a vista que ela proporciona – tanto do Porto quanto da Praia do Forno.

Arraial

Os bonitos de praticamente todas as praias de Arraial dando o ar na Praia do Forno

Como nem todas nossas experiências gastronômicas foram a contento ou valeram o valor pago, a gente fez um post com dias de onde comer em Arraial. Que tal ler também? Só clicar AQUI.

Dia 03 do Roteiro em Arraial do Cabo

Para o terceiro dia de paraíso, a dica é pela manhã ir na Prainha. Possivelmente deverá ter reparado nesta belezura ao chegar em Arraial, caso não esteja hospedado por ali. Um pouco mais afastada do centro e com uma coloração de deixar a gente babando, a Prainha é ótima para quem estiver com crianças.

Arraial

O Mar Azul sem fim da Prainha

Arraial do Cabo

O azul da Prainha – Arraial do Cabo/RJ

Curta a faixa de areia da Prainha, suas águas e aproveite para caminhar pela praia. Cenários lindos vai se formando a medida que a gente vai andando.

Arraial do Cabo

E andando para o extremo direito, temos esse cenário na Prainha

Para almoçar, ali na Prainha tem opções de restaurante a quilo, próximo a praia. Mas também é possível almoçar no deslocamento para o próximo destino, as Prainhas do Pontal do Atalaia. Observe que a dica é almoçar próximo, no caminho, e não lá. Embora tenha quiosque, vale a pena parar para almoçar num restaurante e deixar ali para bebidas e petiscos.

Antes de ir para as Prainhas, dê uma olhada na tábua de maré. Tenho o costume de conferir no Surfguru, olhando sempre o momento que ela estará baixa. E com a maré baixe, explore a extensão das Prainhas, indo pela a esquerda até o final, e chegando na Gruta do Amor.

Arraial do Cabo

As Escadarias, o Arco-Íris e a Menina

Arraial

A gente tentando uma foto família na Gruta do Amor

Vá ainda com sol, para poder aproveitar o cenário. E volte antes da maré subir muito, pois senão terá seu caminho dificultado para a primeira praia, onde se tem as famosas escadas – que terá tanto descer quanto subir.

Dia 04 do Roteiro em Arraial do Cabo

Aqui vamos considerar que na parte da tarde haverá o deslocamento/retorno. Então, deixe a parte da manhã deixe para voltar na praia que mais tiver gostado. Que tal retornar a Praia do Farol? Ou poder novamente ir na Prainha?

A gente retornou a Prainha, que era de frente para a nossa estadia, e ficamos ali de boa. Mas talvez prefira voltar a uma pertinho de onde estará hospedado, para poder voltar e tomar um bom banho antes de arrumar as malas e fazer o check-out.

Arraial

Como resistir a esse cenário? Prainha, em Arraial do Cabo

Lembre também que ainda pode ter que deslocar o passeio de barco e alterar o roteiro, e por isso uma parte livre não faz mal algum!

Informações Importantes

– Quando estivemos em Arraial, pegamos dois dias de mar fechado. Chegamos a fazer mergulho do segundo dia, mas o passeio de barco, que estava para o terceiro, não pode sair. Aí conseguimos encaixa-lo no último dia, antes de retornar para casa. Por isso sou adepta de deixar uma parte do dia livre, para eventuais rearranjos.

– Em Arraial do Cabo existe estacionamento rotativo. Por isso, tenha o valor da cartela (20 reais quando fomos) em espécie e de fácil acesso. Alguns vendedores vem logo que a gente estaciona o carro, oferecendo. A cartela vale para o dia todo, e todas as praias. Mas também tem como colocar o carro em locais sem o rotativo – só que são geralmente mais afastados.

– No supermercado de Arraial não é oferecido sacola plástica. Ou a gente compra ali ou leva-se as ecobags.

Arraial do Cabo

As Prainhas do Pontal do Atalaia

Compartilhe: