
Para fugir da correria do dia-a-dia ou aproveitar dias de sol na praia, preparamos um roteiro de 2 dias por Anchieta, no litoral sul capixaba. Localizada a menos de 100 km de Vitória, esse destino integra muita história, religiosidade e lógico, praia. Bora conferir?

Sobre a serenidade do balneário de Ubu, em Anchieta
O Roteiro
Para a formulação desse roteiro, vamos considerar que estarás de carro, visto que terá deslocamento de quase 30 km em um dia. Outro consideração feita aqui é que estará no Dia 01 cedo em Anchieta, por volta das 8 horas da manhã.
Dia 01 em Anchieta – Iriri e Ruínas Salinas
O Balneário de Iriri, no extremo sul de Anchieta, guarda águas em tons de azul, com faixas de areia douradas e aquele visual que faz a gente querer ficar por ali só apreciando.

Praia da Areia Preta, em Iriri, vista do hotel Espadarte
Curta a Praia da Areia Preta até um pouco mais do meio dia. Depois, que tal um almoço praticamente pé na areia, no Hotel Espadarte? Tivemos a oportunidade de almoçar lá em 2017, no Pocando no ES, e a experiência foi espetacular.
Para a parte da tarde pós almoço, a pedida é fazer uma visita ao Santuário José de Anchieta e depois emendar com o passeio de barco pelo rio Benevente, até as Ruínas Salinas.

Santuário de Anchieta

O passeio até as Ruínas Salinas
Para o passeio de barco, reserve ao menos 3 horas, observando o horário do pôr-do-sol e deixando para voltar um pouco antes a ele – para poder ver esse espetáculo do rio. Aqui, indicamos levar algo para um piquenique nas Ruínas, repelente e roupas confortáveis.

Quando o caminho já desperta a curiosidade

Trilha para acesso as Ruínas Salinas – Anchieta

Ruínas Salinas – Anchieta
Fiz o passeio, em 2017, com o Sr. Carlinhos. Para informações sobre preços e marcar horários, entre em contato com ele pelo telefone (28) 99881-1252.
Dia 02 – Balneário de Ubu e Castelhanos
Para o segundo dia, reserve a manhã para aproveitar a praia de Ubu. Aproveite a maré assim que chegar e ande até o extremo direito da praia, onde piscininhas se formam e é possível, mesmo sem snorkel, ver muitos peixinhos.

As piscininhas naturais de Ubu, no extremo direito da praia
Depois, ande até o outro extremo e aproveite as sombras das castanheiras que por ali fizeram morada. No caminho, não deixe de observar alguns quiosques que inovaram na pintura e apresentam obras praianas por ali.

Arte na praia, no calçadão da praia de Ubu

Praia de Ubu

Praia de Ubu vista pelo seu extremo esquerdo
Embora o balneário de Ubu tenha boas opções para almoço, e atrativos para ficar o dia ali, a sugestão é seguir até outra praia, a de Castelhanos. Mas siga pela estrada de chão, a beira-mar, e se aberto, faça aquela visita ao ICPMar. Ali, um antigo braço do Projeto Tamar, é possível acompanhar como é a desova das tartarugas na região e conhecer um pouco do trabalho do ICPMar.

Sede do IPCMar – Anchieta

Posando com as tartarugas no IPCMar
Curta a praia de Castelhanos. Aproveite as delícias e o famoso Camarão no Coco do quiosque do Pitanga, e entre na praia com atenção e dando preferência a maré descendo – observado a quantidade de pedras que há na praia. Caso pegue a maré baixa, poderá ver muitas piscininhas naturais com peixinho.

O famoso camarão no coco com seus acompanhamentos – Quiosque do Pitanga – Castelhanos

O ar bucólico da Praia de Castelhanos
Depois, ande até o seu extremo direito, veja o pôr-do-sol da praia e já planeje a volta para esse pedaço de paraíso.
Dicas de como melhor aproveitar esse Roteiro por Anchieta
Se gosta de um ritmo mais tranquilo e frequentar uma praia por dia, dá para tranquilamente desdobrar esse roteiro em 3 e até 4 dias. Tentei ajusta-lo a dois pensando no formato de final de semana, indo na sexta a noite para poder já acordar em Anchieta e voltando no domingo a tarde.
E para melhor aproveitar o que aqui sugerimos, segue mais algumas informações:
– Para chegar em Anchieta, pode-se seguir pela BR101 sul ou passar parte do trecho pela Rodosol. Ambas possuem pedágio, e caso opte pela Rodosol, lembre-se de não passar por dentro (pelo centro) de Guarapari, para evitar trânsito;
– Como nosso roteiro inclui praia em todos os dias, a dica é fazer entre os meses de setembro a abril, quando o sol tem grandes chances de estará contigo;
– Não deixe de levar roupas leves, protetor solar, repelente, canga/cadeira de praia, guarda-sol e óculos escuros. Caso tenha snorkel, também é uma boa;
Onde ficar em Anchieta
Em Anchieta, já nos hospedamos em Ubu, na Pousada Pau Brasil, e a localização dela cabe bem no nosso roteiro. Mas ficar em Iriri também pode ser uma boa opção, e aí as indicações de onde ficar podem ser verificadas no Mala de Aventuras e também no Capixaba na Estrada.
Não conhecia esse destino, adorei suas dicas, quem sabe depois que tudo isso passar vá até ai conhecer.
Que bom que se encantou! E venha sim conhecer os encantos do ES! Agora que assim que possível, a tendência será viagens nacionais né? Um abraço!
Gostei muito do roteiro por Anchieta, especialmente as Ruínas. Que diferente do cenário de praias que a gente vê no Espírito Santo.
E estas Ruínas tem uma super história por trás. Mistérios do real objetivo da construção ali, de difícil acesso e a beleza do seu entorno e caminho!