
Com quase 100 quilômetros quadrados de área, Vitória é uma das cidades mais verdes do Brasil – devido tanto a sua urbanização quanto aos seus Parques Municipais e Áreas de Preservação Ambiental. Só os Parques Urbanos somam quase 300 hectares (3% da área da capital), e todos estão abertos a visitação. Neste segundo post da série sobre Vitória que estamos publicando, vamos apresentar alguns dos Parques Urbanos que cabem muito em um dia (ou mais) de turismo na Capital Capixaba.
![]() |
Vista do Mirante das Antenas – Parque da Fonte Grande – Vitória/ES |
Parque Pedra da Cebola
O Parque Pedra da Cebola está localizado próximo a UFES (Universidade Federal do Espírito Santo), mas também possui entradas pelo bairro Mata da Praia. Oriundo da recuperação ambiental de uma área degradada, seu nome é derivado de uma Pedra que possui o formato que lembra uma cebola. O parque conta com dois lagos artificiais, fragmento florestal e espécies rupestres cuidadosamente alocadas, assim como um jardim oriental. Utilizado tanto para as práticas esportivas quanto para um belo piquenique, o Parque Pedra da Cebola tem a capacidade de reunir as mais diversas tribos.
![]() |
Parque Pedra da Cebola e seu símbolo – Vitória e seus Parques Urbanos |
Não deixe de circular pelo Parque e desbravar todos os seus espaços. Uma hora de dá para ter noção das belezas do parque, mas se for como nós e curtir um passei mais tranquilo, reserve ao menos três horas aqui. Acrescento aqui que volta e meia rola na área do Parque encontro de Food Trucks e pequenos eventos – então vale a pena buscar se tá rolando algo nas redes sociais. O Parque fica aberto de terça a domingo, das 5 às 22 horas.
Parque Botânico Vale
O Parque Botânico Vale oferece diversas atividades de entretenimento e lazer. Dividido em diversos espaços, é possível passear pelo jardim sensorial, orquidário, redário, play e ainda fazer trilhas (são guiadas e é necessário estar de sapato fechado). Logo na chegada ao parque Botânico Vale o visitante é agraciado com uma bela vista para a Lagoa Jacaré do Papo Amarelo – e ser for um dia de sol, se prepare para ver os jacarés estendidos e ‘tomando sua Vitamina D’. Subindo para a área do parque propriamente dita, uma Fonte dos Desejos dá as boas vindas, e ali no atendimento já possível agendar as trilhas, passeio para conhecer o parque industrial da Vale ou as diversas atividades que são sempre oferecidas.
![]() |
Lagoa Jacaré do Papo Amarelo – Parque Botânico Vale – Vitória e seus Parques Urbanos |
![]() |
Fonte dos Desejos – Parque Botânico Vale – Vitória e seus Parques Urbanos |
Cenário muito presente para os pequenos, não é difícil ver uma festinha de aniversário ou piquenique de grupos de pais rolando no Parque Botânico Vale. E embora o parque conte com lanchonete, ultimamente também tem aparecido Food bikes por lá. O horário de funcionamento do Parque Botânico Vale é de terça a domingo, das 8 às 17 horas. O Parque fica localizado em Jardim Camburi, com acesso facilitado por ter ponto de ônibus até próximo a sua entrada. Também conta com bicicletário e estacionamento.
Parque Fazendinha
O Parque Fazendinha remonta a ideia de um sítio, com alguns animais típicos de fazenda soltos – e outros presos. Um lago trás mais graça para o parque, que tem amplo espaço gramado e sombreado. As crianças curtem demais o espaço deste parque, que embora pequeno, é super aconchegante.
![]() |
Parque Fazendinha – Vitória e seus Parques Urbanos |
O Parque Fazendinha fica no extremo norte de Vitória, já na divisa com o município de Serra. Seu horário de funcionamento é de terça a domingo, das 7 às 18 horas.
Parque Horto de Maruípe
O Parque Horto de Maruípe é um dos parques mais antigos de Vitória. Localizado na sua região central, é cortado por um córrego e possui diversos platôs – o que torna a sua vista especial de cada lugar. O destaque aqui, além da sua beleza cênica, é para a diversidade de bromélias e pelo corredor de palmeiras.
![]() |
Parque Horto de Maruípe – Vitória e seus Parques Urbanos |
O horário de funcionamento do Horto de Maruípe é de terça a domingo, das 5 às 22 horas. Existe ponto de ônibus em frente ao Parque – além de área para estacionamento.
Parque da Fonte Grande
O Parque da Fonte Grande deve estar na sua lista do que fazer em Vitória se gosta de vistas que tiram o folego e trilhas em meio a Mata Atlântica. Localizado no maciço central de Vitória, é possível acessar o parque tanto de carro (aí dá para subir) quanto de ônibus. No Centro de Educação Ambiental do Parque, é possível conhecer um pouco da sua fauna e flora, mas não se limite e também faça alguma de suas trilhas autoguiadas. Caso esteja em Vitória em período de Lua Cheia, é possível apreciar este espetáculo do Parque – e apenas nestes dias ele fica aberto a visitação até mais tarde.
![]() |
Vista do Mirante do Sumaré – Parque da Fonte Grande – Vitória e seus Parques Urbanos |
O horário de funcionamento do Parque da Fonte Grande é de terça a domingo, de 8 às 17 horas. Caso vá com a intensão de fazer alguma trilha, aconselho a levar uma garrafa para água e repelente.
Centro de Visitantes Tamar Vitória
O Tamar Vitória está localizado na Ilha do Papagaio – um dos Parques Municipais de Vitória, e por isto não poderia ficar fora de lista. Na visita ao Tamar é possível conhecer um pouco da história e vida das tartarugas marinhas, seus principais predadores e do projeto de conservação do Tamar. Alguns exemplares de tartarugas podem ser encontradas nos tanques no Tamar, que proporcionam tanto a vista por cima quanto por lado. Não deixe de subir até o mirante e apreciar a vista da Baía de Vitória. Aproveite e faça uma visita guiada – e quem sabe rola alimentar as tartarugas?
![]() |
Vista lateral a um tanque com tartarugas – Tamar Vitória – Vitória e seus Parques Urbanos |
![]() |
Vista do Mirante – Tamar Vitória – Vitória e seus Parques Urbanos |
A entrada no Tamar tem um custo de R$14,00 a inteira, com gratuidade para crianças menores de 5 anos e maiores de 65 anos. A meia entrada também é garantida ali. O horário de funcionamento do Tamar é de terça a domingo, das 8:30 às 17 horas.
Parques que ainda não saíram da listinha
Mesmo morando em Vitória, ainda não deu para visitar todos os parques urbanos da capital e/ou fazer posts deles. Ainda tá na nossa lista:
– Parque Barreiros
– Parque Moscoso
– Parque Padre Alfonso Pastore
– Parque Chacara Paraiso
– Parque Gruta da Onça
– Parque Tabuazeiro
– Parque Von Schilgen
Caso tenha curiosidade em conhecer algum destes parques, que tal conferir no site da Prefeitura de Vitória algumas informações sobre eles?
E para um dia de passeio, difícil demais elencar apenas um Parque para conhecer. Olhe os que mais combinem com o seu estilo e tente ao menos visitar dois do acima listados.