Com quase 100 quilômetros quadrados de área, Vitória é uma das cidades mais verdes do Brasil – devido tanto a sua urbanização quanto aos seus Parques Municipais e Áreas de Preservação Ambiental. Só os Parques Urbanos somam quase 300 hectares (3% da área da capital), e todos estão abertos a visitação. Neste segundo post da série sobre Vitória que estamos publicando, vamos apresentar alguns dos Parques Urbanos que cabem muito  em um dia (ou mais) de turismo na Capital Capixaba.

Vista do Mirante das Antenas – Parque da Fonte Grande – Vitória/ES


Parque Pedra da Cebola

O Parque Pedra da Cebola está localizado próximo a UFES (Universidade Federal do Espírito Santo), mas também possui entradas pelo bairro Mata da Praia. Oriundo da recuperação ambiental de uma área degradada, seu nome é derivado de uma Pedra que possui o formato que lembra uma cebola. O parque conta com dois lagos artificiais, fragmento florestal e espécies rupestres cuidadosamente alocadas, assim como um jardim oriental. Utilizado tanto para as práticas esportivas quanto para um belo piquenique, o Parque Pedra da Cebola tem a capacidade de reunir as mais diversas tribos. 

Parque Pedra da Cebola e seu símbolo – Vitória e seus Parques Urbanos

Não deixe de circular pelo Parque e desbravar todos os seus espaços. Uma hora de dá para ter noção das belezas do parque, mas se for como nós e curtir um passei mais tranquilo, reserve ao menos três horas aqui. Acrescento aqui  que volta e meia rola na área do Parque encontro de Food Trucks e pequenos eventos – então vale a pena buscar se tá rolando algo nas redes sociais. O Parque fica aberto de terça a domingo, das 5 às 22 horas.


Parque Botânico Vale

O Parque Botânico Vale oferece diversas atividades de entretenimento e lazer. Dividido em diversos espaços, é possível passear pelo jardim sensorial, orquidário, redário, play e ainda fazer trilhas (são guiadas e é necessário estar de sapato fechado). Logo na chegada ao parque Botânico Vale o visitante é agraciado com uma bela vista para a Lagoa Jacaré do Papo Amarelo – e ser for um dia de sol, se prepare para ver os jacarés estendidos e ‘tomando sua Vitamina D’. Subindo para a área do parque propriamente dita, uma Fonte dos Desejos dá as boas vindas, e ali no atendimento já possível agendar as trilhas, passeio para conhecer o parque industrial da Vale ou as diversas atividades que são sempre oferecidas.

Lagoa Jacaré do Papo Amarelo – Parque Botânico Vale – Vitória e seus Parques Urbanos

 

Fonte dos Desejos – Parque Botânico Vale – Vitória e seus Parques Urbanos 

Cenário muito presente para os pequenos, não é difícil ver uma festinha de aniversário ou piquenique de grupos de pais rolando no Parque Botânico Vale. E embora o parque conte com lanchonete, ultimamente também tem aparecido Food bikes por lá. O horário de funcionamento do Parque Botânico Vale é de terça a domingo, das 8 às 17 horas. O Parque fica localizado em Jardim Camburi, com acesso facilitado por ter ponto de ônibus até próximo a sua entrada. Também conta com bicicletário e estacionamento.

 

Parque Fazendinha

O Parque Fazendinha remonta a ideia de um sítio, com alguns animais típicos de fazenda soltos – e outros presos. Um lago trás mais graça para o parque, que tem amplo espaço gramado e sombreado. As crianças curtem demais o espaço deste parque, que embora pequeno, é super aconchegante.

Parque Fazendinha – Vitória e seus Parques Urbanos

O Parque Fazendinha fica no extremo norte de Vitória, já na divisa com o município de Serra. Seu horário de funcionamento é de terça a domingo, das 7 às 18 horas.


Parque Horto de Maruípe

O Parque Horto de Maruípe é um dos parques mais antigos de Vitória. Localizado na sua região central, é cortado por um córrego e possui diversos platôs – o que torna a sua vista especial de cada lugar. O destaque aqui, além da sua beleza cênica, é para a diversidade de bromélias e pelo corredor de palmeiras.

Parque Horto de Maruípe – Vitória e seus Parques Urbanos

O horário de funcionamento do Horto de Maruípe é de terça a domingo, das 5 às 22 horas. Existe ponto de ônibus em frente ao Parque – além de área para estacionamento.


Parque da Fonte Grande

O Parque da Fonte Grande deve estar na sua lista do que fazer em Vitória se gosta de vistas que tiram o folego e trilhas em meio a Mata Atlântica. Localizado no maciço central de Vitória, é possível acessar o parque tanto de carro (aí dá para subir) quanto de ônibus. No Centro de Educação Ambiental do Parque, é possível conhecer um pouco da sua fauna e flora, mas não se limite e também faça alguma de suas trilhas autoguiadas. Caso esteja em Vitória em período de Lua Cheia, é possível apreciar este espetáculo do Parque – e apenas nestes dias ele fica aberto a visitação até mais tarde.

Vista do Mirante do Sumaré – Parque da Fonte Grande – Vitória e seus Parques Urbanos

O horário de funcionamento do Parque da Fonte Grande é de terça a domingo, de 8 às 17 horas. Caso vá com a intensão de fazer alguma trilha, aconselho a levar uma garrafa para água e repelente.


Centro de Visitantes Tamar Vitória 

O Tamar Vitória está localizado na Ilha do Papagaio – um dos Parques Municipais de Vitória, e por isto não poderia ficar fora de lista. Na visita ao Tamar é possível conhecer um pouco da história e vida das tartarugas marinhas, seus principais predadores e do projeto de conservação do Tamar. Alguns exemplares de tartarugas podem ser encontradas nos tanques no Tamar, que proporcionam tanto a vista por cima quanto por lado. Não deixe de subir até o mirante e apreciar a vista da Baía de Vitória. Aproveite e faça uma visita guiada – e quem sabe rola alimentar as tartarugas?

Vista lateral a um tanque com tartarugas – Tamar Vitória – Vitória e seus Parques Urbanos

 

Vista do Mirante – Tamar Vitória – Vitória e seus Parques Urbanos

A entrada no Tamar tem um custo de R$14,00 a inteira, com gratuidade para crianças menores de 5 anos e maiores de 65 anos. A meia entrada também é garantida ali. O horário de funcionamento do Tamar é de terça a domingo, das 8:30 às 17 horas.


Parques que ainda não saíram da listinha 

Mesmo morando em Vitória, ainda não deu para visitar todos os parques urbanos da capital e/ou fazer posts deles. Ainda tá na nossa lista:
– Parque Barreiros
– Parque Moscoso
– Parque Padre Alfonso Pastore
– Parque Chacara Paraiso
– Parque Gruta da Onça
– Parque Tabuazeiro
– Parque Von Schilgen

Caso tenha curiosidade em conhecer algum destes parques, que tal conferir no site da Prefeitura de Vitória algumas informações sobre eles?
E para um dia de passeio, difícil demais elencar apenas um Parque para conhecer. Olhe os que mais combinem com o seu estilo e tente ao menos visitar dois do acima listados.

Compartilhe: